Portal de Eventos do IFRS, 6º JEPEx 2017

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Ações de apoio aos estudantes com necessidades específicas do IFRS- Campus Erechim
Cleber Pizzatto Dallegrave, Ana Paula Cervinski, Márcia Maria Racoski, Juliana Carla Girotto

Última alteração: 26-09-2017

Resumo


O NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas tem como uma de suas finalidades, incentivar, mediar e facilitar os processos de inclusão educacional e profissionalizante de pessoas com necessidades educacionais específicas, sendo por este motivo a proposição deste projeto de ensino que busca desenvolver ações que promovam a inclusão dos estudantes com necessidades específicas do IFRS - Campus Erechim, dando suporte nos processos de ensino e aprendizagem, assim como promover ações de sensibilização e inclusão. Considerando o Estatuto da Pessoa com Deficiência, aprovado através da Lei n° 13.146 de 2015, é assegurado à pessoa com deficiência o direito a um sistema educacional inclusivo, sendo assim, as ações que promovem o suporte às atividades educativas no âmbito das instituições de ensino, são de fundamental importância. Entre os objetivos deste projeto, destacam-se o incentivo à reflexão e sensibilização sobre a inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas, oportunizando o aperfeiçoamento das práticas de ensino, acolhendo as demandas dos estudantes que necessitam de acompanhamento extraclasse. A metodologia utilizada é a realização de ações efetivas de suporte em atividades vinculadas às disciplinas em que os estudantes apresentarem dificuldades. O projeto acompanha estudantes matriculados nos cursos de Tecnologia em Marketing, Engenharia Mecânica, Técnico em Alimentos e Técnico em Logística. As maiores dificuldades apresentadas dizem respeito a conteúdos relacionados às áreas de matemática, produção textual e informática. Os bolsistas também auxiliam os estudantes na retirada de acervos da biblioteca e acompanham nos horários de atendimento disponibilizados pelos professores. Pode-se afirmar que os estudantes que participaram dos atendimentos tiveram uma melhoria no rendimento acadêmico, demonstrando que os objetivos traçados estão sendo alcançados. Portanto, a educação para a inclusão se constitui como um ato humanístico e democrático, que percebe o sujeito com singularidade, primando pelo crescimento, satisfação pessoal e inserção social de todos. Em vista disso, as atividades que estão sendo desenvolvidas nesse projeto estão auxiliando os estudantes, integrando-os no meio institucional e permitindo-lhes um melhor aproveitamento acadêmico.


Palavras-chave


Aprendizagem. Ensino. Inclusão. Necessidades específicas.

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