Portal de Eventos do IFRS, 6º JEPEx 2017

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Educação e inclusão: ações pedagógicas de apoio aos estudantes com necessidades específicas do IFRS – campus Erechim
Ana Paula Cervinski, Cleber Pizzatto Dallegrave, Márcia Racoski, Juliana Girotto

Última alteração: 11-10-2017

Resumo


 

O projeto de ensino Educação e Inclusão: ações pedagógicas de apoio aos estudantes com necessidades específicas do IFRS – Campus Erechim em concordância com a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, 2007) passa a integrar a proposta pedagógica do ensino regular, promovendo o atendimento aos estudantes com deficiência, auxiliando-os na aprendizagem de forma a alcançar um melhor aproveitamento acadêmico. Tem-se como objetivo fomentar a reflexão e a sensibilização para as necessidades educacionais específicas pela comunidade acadêmica, oportunizando o aperfeiçoamento das práticas de ensino, acolhendo as demandas dos estudantes com necessidades específicas, que necessitam de um suporte e acompanhamento extraclasse. Na metodologia desenvolvida, conta-se com dois bolsistas, com doze horas semanais cada, os quais auxiliam os estudantes na resolução de exercícios, explicam sobre conteúdos, bem como, orientam acerca da organização da rotina de estudos. Foram abrangidos os cursos de Engenharia Mecânica, Tecnologia em Marketing, Técnico em Logística e Técnico em Alimentos. Além disso foram realizadas atividades que promovem o conhecimento e a sensibilização para a inclusão de estudantes com necessidades específicas e dificuldades de aprendizagem, dentre elas destacamos uma palestra realizada em parceria com associações de apoio a pessoa com deficiência no município de Erechim, são elas: Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (APADA), Associação dos Deficientes Visuais de Erechim (ADEVE), Associação Aquarela Pró-autista e Associação dos Deficientes Físicos de Erechim (ADAU). Como resultados parciais, pode-se observar que os estudantes que participavam regularmente dos atendimentos, aproveitaram mais os recursos oferecidos pelo IFRS, como os horários de atendimento disponibilizados pelos professores, passaram a usufruir mais dos espaços como a biblioteca, assim como, realizaram mais empréstimos do acervo. Outrossim, através da análise dos históricos escolares, constatou-se que as disciplinas auxiliadas no projeto obtiveram aprovação de 75% e em comparação aos semestres anteriores, os estudantes apresentaram um significativo aumento no rendimento acadêmico. Em suma, dar oportunidades de aprimorar o conhecimento destes estudantes, além de ajudá-los na aprovação das disciplinas possibilita aos bolsistas envolvidos no projeto, desenvolver habilidades de expender sobre qualquer assunto.


Palavras-chave


Ensino. Aprendizagem. Necessidades específicas. Inclusão.

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