Portal de Eventos do IFRS, 6º JEPEx 2017

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Estratégias de marketing para a gestão dos resíduos sólidos urbanos no Município de Erechim – RS
Marcio Rogério Silva Carvalho, Silvana Saionara Gollo, Keila Cristina da Rosa

Última alteração: 29-09-2017

Resumo


Resíduos sólidos urbanos secos são lixos descartados, que de alguma maneira podem ser reciclados e reaproveitados, gerando emprego e renda, principalmente aos catadores das associações de catadores. Apesar de haver disposições legais sobre o tema, em nível nacional, estadual e municipal, muitos problemas são enfrentados em relação à gestão dos resíduos sólidos urbanos. O presente trabalho tem por objetivo formular estratégias de marketing que contribuam para a gestão de resíduos sólidos urbanos no Município de Erechim/RS. Especificamente, visa-se realizar um diagnóstico dos resíduos sólidos urbanos do município de Erechim, com base no Plano de Resíduos Sólidos do Município; identificar a situação atual dos resíduos sólidos urbanos, em recicladoras do Município de Erechim e identificar a percepção da população sobre o Plano de Resíduos Sólidos Urbanos do Município. Busca-se com estes dados elaborar uma Matriz SWOT e propor estratégias de marketing para a gestão dos resíduos sólidos urbanos. A pesquisa classifica-se como uma pesquisa qualitativa e exploratória, numa primeira fase, e pesquisa quantitativa e descritiva, na segunda fase. O método utilizado na pesquisa exploratória foi uma pesquisa qualitativa, com entrevista em profundidade com 19 catadores de lixo, ligados às associações de catadores e 1 expert do setor. Na pesquisa descritiva o método foi o Levantamento (Survey), e os dados foram coletados através de um questionário estruturado aplicado a 332 pessoas residentes em Erechim/RS, selecionadas aleatoriamente. Constatou-se que os principais problemas enfrentados pelos catadores das associações são: a falta de conscientização da população na maneira como separa o lixo; problema de infraestrutura em algumas associações; segurança e falta de equipamentos de proteção individual (EPI); e, a discriminação que os catadores sofrem por estarem trabalhando em depósitos de lixo. Diante desses problemas propõe-se o desenvolvimento das seguintes estratégias de marketing: 1) estratégia de segurança e proteção, com a aquisição de equipamentos de proteção individual – EPI’s, a criação de postos de coleta para materiais hospitalares e a instalação de postos de doação de roupas; 2) estratégia de marketing e relacionamento, com a criação de uma rede de relacionamento entre as associações de catadores e a sociedade; 3) estratégia de comunicação, através da veiculação de campanha de educação ambiental e conscientização da população em relação aos resíduos sólidos urbanos; e 4) estratégia de logística reversa, através da conscientização de empresários e população sobre logística reversa de lâmpadas.

 


Palavras-chave


Estratégias de marketing. Resíduos Sólidos. Catadores.

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