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Inscrições

A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.

 

Normas para Elaboração e Submissão de Trabalho

 

Antes de realizar a submissão do trabalho, verifique se cumpriu todas as etapas a seguir:

Todos os participantes deverão, obrigatoriamente, realizar ou atualizar seu cadastro no Portal de Eventos do IFRS.

Antes de finalizar o cadastro, verifique se clicou em umas das opções abaixo:

Autor: Permitido submeter trabalhos à conferência.

Avaliador/Homologador: Disponível para realizar avaliação pelos pares das submissões a esta conferência. Identifique a área de interesse para avaliação (Administração, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, Informática, Linguagens, Multidisciplinar,Ciências Sociais Aplicadas).

 

APÓS REALIZAR OU ATUALIZAR O CADASTRO NO PORTAL DE EVENTOS, O PARTICIPANTE DEVERÁ FAZER A SUA INSCRIÇÃO

Autor

A submissão do trabalho deverá ser realizada por um único autor no momento do seu cadastro e inscrição no Portal de Eventos do IFRS, com período de inscrições de 01 de setembro de 2023 a 09 de outubro de 2023. Ao realizar o cadastro, o participante receberá login e senha por meio de e-mail automático, que são obrigatórios para posterior submissão do resumo do trabalho e acompanhamento do processo de avaliação.O autor deve informar o total de coautores do trabalho no momento da submissão. Cada autor poderá apresentar somente um (01) trabalho, mas poderá participar de outros trabalhos, como coautor. O estudante responsável pela submissão do trabalho deverá ser o primeiro autor e também o encarregado pela comunicação com a Comissão Organizadora. Após o nome de cada autor deverá ser informado o seu endereço de e-mail e sua instituição e Campus, conforme modelo: “Nome da Instituição por extenso” (SIGLA) – Campus XXXXXXX. Cada resumo submetido deverá apresentar o nome do orientador/coordenador do projeto como último autor. É de responsabilidade do professor/coordenador/orientador do programa/projeto/curso de pesquisa, extensão e/ou ensino orientar o estudante na elaboração e submissão do trabalho. Após a data de 10 de novembro de 2023, não será possível fazer nenhuma alteração no resumo submetido. O autor do trabalho deve se responsabilizar pela correta submissão e preenchimento dos dados da inscrição, incluindo os dados dos coautores e orientador(es). O autor deverá informar os dados dos autores do trabalho, conforme requerido, no momento da submissão do trabalho no sistema on-line. A submissão do trabalho implica a concordância de todos os integrantes. As inscrições para os participantes na modalidade de ouvinte serão realizadas no dia do evento (21/11/2023) via formulário eletrônico disponibilizado durante as conferências. A Comissão Organizadora não se responsabiliza por informações cadastradas incorretas no preenchimento dos dados de inscrição online ou por inconsistências no sistema no momento da inscrição.

 

DO FORMATO DO TRABALHO E AVALIAÇÃO

A submissão do trabalho deverá ser feita por meio de resumo de trabalho ou relato de experiência

 

O trabalho deverá ser composto pelos seguintes itens:

I  - Título - Título do trabalho, claro, preciso e coerente com o conteúdo do trabalho. Usar letra maiúscula nos seguintes casos: primeira letra do título, primeira letra de nomes próprios e siglas. Quando houver subtítulo, separar com dois pontos.

II  - Resumo - Deverá ser elaborado de acordo com as normas da língua portuguesa, com no mínimo 300 e no máximo 400 palavras, em parágrafo único, sem recuo no início das linhas, sem tabulações, sem marcadores ou numeradores, sem negrito, sem sublinhado, sem recursos de html, sem citações e referências, sem inclusão de tabelas, diagramas, desenhos, timbres ou figuras. Deverão ser evitados símbolos e contrações que não sejam de uso corrente. Usar fórmulas e equações quando seu emprego for absolutamente necessário, definindo-as na primeira vez que aparecerem. Quando houver nomes científicos e/ou palavras estrangeiras, usar itálico. Usar maiúscula somente nesses casos: primeira letra de frases, primeira letra de nomes próprios e siglas. O texto do resumo deverá ser composto por uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Deverá ser utilizado o verbo na terceira pessoa do singular.

O resumo de trabalho deverá conter: introdução com justificativa, objetivo(s), metodologia, resultados parciais/finais e conclusões/considerações finais.

a)  Introdução/Justificativa: deverá apresentar o tema e a visão geral do trabalho, suas motivações, origem e sua relevância.

b)  Objetivo(s): deverá(ão) contemplar qual(is) a(s) finalidade(s) e o(s) propósito(s) do trabalho.

c)  Metodologia: deverá explicar como foi desenvolvido e executado o trabalho e qual o método utilizado para obtenção dos resultados.

d)  Resultados parciais/finais: deverão constar o que é possível afirmar acerca do trabalho e estudos realizados.

e)  Conclusões/considerações finais: deverão consistir no desfecho do trabalho a partir dos resultados e responder aos objetivos propostos, bem como elencar os benefícios do trabalho e sua importância.

f)  Palavras-chaves.

 

III - Relato de experiência: Deverá conter: contexto, desenvolvimento, resultados e considerações finais.

a)  Contexto: caracterizar o autor, situar tempo e lugar que envolvem a experiência.

b)  Desenvolvimento: descrever a experiência, acontecimentos, fatos e condições.

c) Resultados: relatar os resultados obtidos, apresentar valores e conhecimentos construídos ao longo da atividade relatada.

d)  Considerações finais: sugerir aprimoramentos para o caso, fazer reflexões quanto às vivências e perspectivas futuras.

e)  Palavras-chaves.

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. A submissão não foi publicada ainda, nem está em consideração para publicação por outra conferência (ou oferecer explicações no campo Comentários ao Diretor).
  2. O arquivo de submissão está no formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF, ou WordPerfect.
  3. Todas as URLs no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão ativas e prontas para clicar.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Normas para Elaboração de Trabalho, na seção Sobre a Conferência.
  6. Em caso de submissão a uma modalidade com avaliação pelos pares cega, os nomes dos autores foram removidos, com "Autor" e ano usados na bibliografia e notas de rodapé, em vez do nome do autor, título do documento, etc.
  7. Em caso de submissão para avaliação pelos pares cega, todos os documentos do Microsoft Office (incluindo documentos suplementares) foram salvos usando a opção "Salvar como"; em seguida clicando em Ferramentas (ou Opções no Mac); clicando em Segurança; escolhendo "Remover informações pessoais do das propriedades do arquivo ao salvar"; clicando em seguida em Salvar.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.