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Normas para Elaboração e Submissão de Trabalho

  • O trabalho deverá ser elaborado e submetido na 4ª SEMEX de acordo com as normas da língua portuguesa, de formatação, de conteúdo e as diretrizes da extensão, utilizando o modelo disponibilizado.
  • Não serão homologados os trabalhos que não atenderem integralmente as regras de formatação abaixo.
  • Após elaborar o trabalho, os dados (autores, título, resumo e palavras-chave) deverão ser transcritos (copiar e colar) para o formulário de submissão online sem nenhuma alteração do conteúdo.
  • Atenção para palavras-chave: no sistema de submissão de trabalhos, apenas substituir o “ponto” por “ponto e vírgula”, entre as palavras.
  • O nome do orientador deverá ser o último a ser inserido.
  • O arquivo .doc ou .odt e .PDF/A deverão ser inseridos como documentos suplementares.
  • Não é necessário preencher os Metadados do Documento Suplementar.

 

Formatação do trabalho

1.Formato: .doc ou .odt e PDF/A.

2. Tamanho do papel: A4 (não numerar a página).

3. Orientação: retrato.

4. Margens: superior (4 cm), inferior (2 cm), esquerda (3 cm) e direita (2 cm).

5. Fonte: Arial.

6. Tamanho da fonte: 11, em todo o trabalho.

7. Espaçamento entre linhas: 1 cm (simples).

8. Negrito: somente no título.

9. Itálico: usar itálico em nomes científicos e/ou palavras estrangeiras (ex.: Bacillus subtilis, startups).

10. Idioma do trabalho: português.

11. Letra maiúscula: primeira letra do título, nomes próprios e siglas.

12. Número de páginas: 1 (o trabalho não deverá exceder uma página).

13. Título: usar fonte em negrito, espaçamento entre linhas 1 cm (simples) e alinhamento centralizado. Usar maiúscula somente nesses casos: primeira letra, nomes próprios e siglas. Quando houver subtítulo, separar com dois pontos. Quando houver nomes científicos e/ou palavras estrangeiras, usar itálico, exemplo: Bacillus subtilis, startups.

14. Autores: alinhamento centralizado. Usar nome completo com iniciais maiúsculas, sem abreviações, sendo o nome do orientador incluído por último e com asterisco ao final, exemplo: João da Silva, José dos Santos, Raimundo Pereira, Paulo Roberto Júnior*. Inserir numeração sobrescrita para indicar a instituição do autor.

15. Instituição do autor: alinhamento centralizado. Informar as instituições dos autores, sendo: Nome da instituição por extenso (SIGLA) - Campus. Cidade, sigla do Estado, país (ex.: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Bento Gonçalves. Bento Gonçalves, RS, Brasil).

16. Resumo: o resumo deverá ser elaborado com no mínimo 250 e no máximo 400 palavras, em parágrafo único, sem recuo no início das linhas, sem tabulações, sem marcadores ou numeradores, sem timbre, sem cabeçalho ou rodapé diferentes do modelo, sem citações e referências, sem inclusão de tabelas, diagramas, desenhos ou figuras. Deverão ser evitados símbolos e contrações que não sejam de uso corrente. Usar fórmulas e equações quando seu emprego for absolutamente necessário, definindo-as na primeira vez que aparecerem. Tamanho do papel: A4, sem numeração de página. Orientação: retrato. Margens: superior (4 cm), inferior (2 cm), esquerda (3 cm) e direita (2 cm). Fonte: Arial. Tamanho da fonte: 11, em todo o trabalho. Espaçamento entre linhas: 1 cm (simples). Alinhamento: justificado. Idioma do trabalho: português. Quando houver nomes científicos e/ou palavras estrangeiras, usar itálico, exemplo: Bacillus subtilis, startups. Usar maiúscula somente nesses casos: primeira letra de frases, nomes próprios e siglas. O texto do resumo deverá ser composto por uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Deverá ser utilizado verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. O resumo deverá conter: introdução, justificativa, objetivo(s), metodologia, resultados parciais/finais e conclusões/considerações finais. A introdução deverá apresentar o tema e a visão geral do trabalho. A justificativa deverá demonstrar o que motivou a realização do trabalho e sua relevância. O(s) objetivo(s) deverá(ão) contemplar qual(is) a(s) finalidade(s) e o(s) propósito(s) do trabalho. A metodologia deverá explicar como foi desenvolvido o trabalho, qual a forma utilizada para sua execução. Nos resultados parciais/finais deverão constar o que é possível afirmar acerca do trabalho realizado e das experiências vivenciadas. Nas conclusões/considerações finais deverão ser elencados os benefícios do trabalho e sua importância para a comunidade atendida.

17. Palavras-chave: alinhamento justificado. Iniciar cada palavra-chave com letra maiúscula, separando-as por ponto e finalizando também por ponto. Deverá conter de três até o máximo de cinco palavras-chave que melhor descrevam o conteúdo do trabalho e reflitam sua temática. Exemplo: Entrepreneurship. Steven Paul Jobs. Educação empreendedora.
Atenção: quando da submissão no sistema, apenas substituir o ponto por ponto e vírgula.

 

Conteúdo do trabalho

1. Título: deverá ser claro, preciso e coerente com o conteúdo do trabalho.

2. Resumo: deverá conter:
a) Introdução/Justificativa: deverá apresentar o tema e a visão geral do trabalho, suas motivações, origem e sua relevância.
b) Objetivo(s): deverá(ão) contemplar qual(is) a(s) finalidade(s) e o(s) propósito(s) do trabalho.
c) Metodologia: deverá explicar como foi desenvolvido e executado o trabalho e qual o método utilizado para obtenção dos resultados.
d) Resultados parciais/finais: deverão constar o que é possível afirmar acerca do trabalho e estudos realizados.
e) Conclusões/considerações finais: deverão consistir no desfecho do trabalho a partir dos resultados e responder aos objetivos propostos, bem como elencar os benefícios do trabalho e sua importância para a comunidade atendida.

3. Palavras-chave: Deverá conter de três até o máximo de cinco palavras-chave que melhor descrevam o conteúdo do trabalho e reflitam sua temática.

 

Diretrizes da Extensão para elaboração do trabalho

1. Envolvimento com a comunidade externa
2. Relevância para a transformação social
3. Caráter interdisciplinar
4. Indissociabilidade entre pesquisa, extensão e ensino
5. Impacto na formação do estudante

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. O texto dessa submissão é inédito, ou seja não foi publicado de forma integral, nem está em consideração para publicação por outro evento.
  2. O arquivo de submissão está no formato .doc ou .odt e PDF/A.
  3. O trabalho  está formatado de acordo com as Normas para Elaboração do Trabalho.
  4. Confirmo que as palavras-chave no arquivo .doc ou .odt e .PDF/A estão separadas por ponto e a última está finalizada por ponto.
  5. Atenção para a digitação das palavras-chave no sistema de submissão de trabalhos: as mesmas devem estar separadas entre si por “ponto e vírgula”, sem pontuação ao final da última palavra.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.