Portal de Eventos do IFRS, SICIT (2017)

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento de um assistente inteligente para suporte a tutoria de cursos online
Júlia Sartori Studer, Marco Antonio Gosteinski, Júlia Marques Carvalho da Silva

Última alteração: 30-10-2017

Resumo


O Projeto “Desenvolvimento e promoção de Assistentes Inteligentes para suporte a tutoria” busca o desenvolvimento e estudo de assistentes inteligentes para melhorar o dia a dia dos professores e tutores na utilização do ambiente virtual de ensino-aprendizagem Moodle. Já que várias pesquisas e desenvolvimento destas ferramentas não colocam os docentes como o centro, poucas ferramentas são destinadas a eles. O processo de tutoria nos cursos online é importante para o aprimoramento da aprendizagem e experiência de estudantes em cursos online, onde os tutores devem estimular e motivar os discentes por meio de feedbacks de andamento e avisos. Porém, nem todos os cursos dispõem de pessoas que possam cumprir esse papel, ou que estejam presentes durante todo o seu andamento, e a falta de uma tutoria presente pode gerar um sentimento de isolamento por parte dos estudantes, ocasionando dúvidas e até desistências. Com o objetivo de melhorar o processo de tutoria, auxiliar cursos que dele não dispõem e diminuir os índices de desistência dos cursos online, buscou-se desenvolver um assistente inteligente que facilite a tutoria de cursos online, cumprindo o papel de um tutor, enviando mensagens personalizadas e proporcionando uma experiência de presença e acompanhamento ao longo dos cursos. Essa ideia baseia-se em como ocorre em sistemas similares que já utilizam uma tutoria automatizada, como o Coursera, onde mensagens automáticas são enviadas com base no progresso do estudante e sua presença no curso. A ferramenta que está sendo desenvolvida é um plugin – uma extensão do sistema principal que proporciona novas funcionalidades – que realizará um processo de tutoria notificando o aluno quanto a sua assiduidade, notas e tarefas realizadas. Um exemplo pode ser a geração de lembretes aos alunos que ficarem sem acessar o curso por mais de 7 dias. Também há alertas de estudo com base em suas notas, que buscam proporcionar uma motivação para o aluno continuar, além de guiá-lo sobre como sanar possíveis dúvidas que possam surgir. Por último, sobre a realização das tarefas, que utiliza como base as atividades presentes no curso e as já feitas pelo aluno: quando há exercícios pendentes é gerada uma nova mensagem de lembrete a cada semana informando o que ainda é preciso executar. As notificações são apresentadas tanto como bloco – um tipo de plugin que permanece na estrutura do curso – como também pelo e-mail do aluno. Por meio do assistente, busca-se contribuir com o aprimoramento da tarefa de motivar, estimular e melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos cursos online, automatizando feedbacks que aprimoram a experiência de tutoria assim como um tutor real. Para obter resultados busca-se, ao finalizar o desenvolvimento e testes, realizar um curso com a presença desse assistente e analisar se, com o uso dessa solução, o índice de permanência e conclusão dos cursos online aumentam em comparação aos cursos que não a utilizaram.

Palavras-chave


Assistente; Moodle; Plugin; Tutoria inteligente

Texto completo: PDF