Portal de Eventos do IFRS, SICIT (2016)

Tamanho da fonte: 
Implicações das tecnologias móveis sem fio no processo de aprendizagem
Naylene Fraccanabbia, Caroline Birnfeldt, Sandra Denise Stroschein

Última alteração: 02-08-2017

Resumo


Esse trabalho tem como objetivo conhecer os desdobramentos e problematizar as práticas discursivas em relação ao uso das tecnologias móveis sem fio (TMSF) como ferramenta para a aprendizagem para alunos da rede pública de Educação Básica. As práticas discursivas foram obtidas por meio de narrativas digitais escritas por alunos no Google Docs e analisadas com base em leituras de trabalhos com inspiração foucaultiana para problematizar a educação. Além disso, uma pesquisa sobre o conceito de aprendizagem sustenta a análise. A intenção é conhecer como esses alunos da Educação Básica utilizam as tecnologias digitais como instrumento de apoio para o processo de aprendizagem. Neste momento as narrativas serão analisadas e cabe pontuar aqui, que o objetivo não é prescrever formas de utilizar recursos digitais na educação, mas problematizar os tipos de saberes e concepções relativas ao uso TMSF que são propagados entre alunos da Educação Básica.

Palavras-chave


Educação; Recursos digitais; Narrativas digitais.

Texto completo: PDF