Portal de Eventos do IFRS, SICIT (2016)

Tamanho da fonte: 
O ensino de Direitos Humanos nos cursos de Ensino Médio do IFRS: desafios e possibilidades
Laura Duarte Anderle, Letícia Schneider Ferreira

Última alteração: 01-08-2017

Resumo


A temática dos direitos humanos é uma pauta cada vez mais presente no cotidiano escolar. Os direitos humanos abarcam temas que são intrínsecos a todos os seres humanos, independente de sua condição social, religião, raça, cor, orientação sexual ou qualquer outra circunstância. O trabalho em questão refere-se a uma pesquisa realizada com os professores da área de ciências humanas do IFRS, ou seja, Docentes de História, Geografia, Filosofia e Sociologia, com o principal objetivo de avaliar a porcentagem de professores que trabalha o tema “Direitos Humanos” com seus respectivos alunos de Ensino Médio, bem como suas concepções sobre este tópico. A pesquisa foi realizada através do preenchimento de formulários, enviados por e-mail para professores das instituições. Foram respondidos 26 dos 62 questionários, sendo possível observar que 88,5% dos professores afirmaram que abordam os direitos humanos em sala de aula. O estudo ainda se encontra em andamento, permitindo que outros pontos das respostas possam ser observados.

Palavras-chave


Direitos Humanos; Ensino Médio Integrado; Educação

Texto completo: PDF