Portal de Eventos do IFRS, MTC - MOSTRA TÉCNICO CIENTÍFICA 2024 - CAMPUS BENTO GONÇALVES

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Benefícios da participação em um programa de atividade físicas e esportivas na perspectiva dos estudantes
Taís Fernanda Käfer, Cibele Alves dos Santos, Eduardo Bagnara

Última alteração: 02-12-2024

Resumo


O Programa de Atividade Físicas e Esportivas (PAFE) é desenvolvido no Campus Bento Gonçalves do IFRS buscando atender as demandas discentes relativas às práticas corporais. Neste sentido, são realizados diferentes planos de ação, o foco principal até o momento foi em defesa pessoal e esportes coletivos. O objetivo deste trabalho foi investigar os benefícios da participação no PAFE de acordo com a perspectiva dos estudantes. A metodologia envolveu a aplicação de um formulário através da plataforma Google forms para participantes de diferentes atividades realizadas pelo PAFE sendo o preenchimento do formulário solicitado através dos grupos de WhatsApp mantidos pelos bolsistas. Contamos com apenas 12 respostas, o baixo retorno pode estar relacionado ao recesso acadêmico, o que afasta o grupo do convívio com as atividades e contato direto com a equipe do projeto. A maior parte das respostas foram de estudantes do gênero masculino, que condiz com as sessões práticas nas quais os meninos são maioria, da mesma forma obtivemos respostas de estudantes a partir dos 14 anos, majoritariamente entre 15 e 16 anos, indicando que os estudantes do ensino integrado são mais ativos no projeto. Dentre as atividades realizadas, o maior número de estudantes pratica esportes, enquanto um grupo menor realiza taekwondo e defesa pessoal, nenhum estudante pratica as duas atividades. Quando questionados sobre quais as habilidades motoras ou capacidades físicas os estudantes desenvolveram a contar de sua participação no projeto, as principais respostas foram o desenvolvimento do condicionamento físico e capacidade de trabalhar em equipe, seguidos do avanço na proatividade. O pequeno incremento de atividades físicas semanalmente já trouxe benefícios perceptíveis aos praticantes no que diz respeito ao condicionamento físico, enfatizando a importância da manutenção da atividade física para saúde e desempenho. Ao mesmo tempo, os esportes coletivos foram as atividades mais realizadas pelos estudantes da amostra, sendo assim o trabalho em equipe é fundamental para o bom andamento de uma partida, é relevante que os participantes tenham percebido avanço nesta área. Por fim, a proatividade, presumidamente vem da forma como o projeto acontece, os estudantes que fazem parte do grupo tem funções ativas, constroem coletivamente, sugerem e dão início em atividades em vários momentos, primeiramente por conta do volume de atividades de interesse dos estudantes, bem como o quadro reduzido de professores de educação física e pelos seus conhecimentos prévios. Concluímos que o PAFE traz benefícios aos envolvidos, especialmente em relação a questões físico, motoras, sociais e comportamentais, com isto tornando-se relevante para a comunidade escolar.

Palavras-chave: atividade física; relações interpessoais; programa.

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