Portal de Eventos do IFRS, MTC - MOSTRA TÉCNICO CIENTÍFICA 2023 - CAMPUS BENTO GONÇALVES

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A formação docente em Letras a partir do Programa de Residência Pedagógica: um relato de experiência
Taiani Ferreira de Mattos, Cristina Bohn Citolin, Paloma Aparecida Wammes

Última alteração: 26-10-2023

Resumo


O atual cenário da educação brasileira é uma temática cada vez mais recorrente em discussões, análises e reflexões por autores das mais diversas áreas. A grande preocupação é alcançar um modelo de formação de professores que possibilite formar profissionais capacitados para suprir as demandas do ensino na educação básica. Diante dessa necessidade, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) instituiu o Programa de Residência Pedagógica (PRP) com o objetivo de induzir o aperfeiçoamento da formação inicial dos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando no ambiente escolar. O programa permite ao acadêmico de licenciatura articular os conhecimentos teóricos aprendidos durante o curso com a prática desenvolvida na realidade escolar. Pensando nisso, no ano de 2022, o curso de Licenciatura em Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Bento Gonçalves (IFRS-BG) participou, pela primeira vez, de um edital do Programa. Todos os atuantes (coordenador institucional, docente orientador, preceptor e residente) participaram de um processo seletivo através de editais, firmando acordos de disponibilidade de tempo e colaboração entre universidade e escola. Assim, este trabalho visa relatar a experiência vivenciada por licenciandas do curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, do IFRS-BG. O módulo I do programa, financiado pela CAPES, desenvolveu-se durante os meses de outubro de 2022 a março de 2023 em uma escola da rede pública do município de Bento Gonçalves. Durante o período, foram desenvolvidas atividades de ambientação e observação do contexto escolar, entrevistas com professores, análise do Projeto Político Pedagógico  (PPP), além de planejamentos e execução de aulas. Referente ao último tópico, desenvolveram-se junto aos alunos diversas atividades de produção textual. Dentre as atividades buscou-se aprimorar as habilidades nas quais os discentes apresentaram carência. Citam-se aqui as produções referentes a resumo, resenha, redação e escrita criativa. Em relação aos aspectos gramaticais aplicou-se com os alunos uma revisão acerca dos conteúdos de crase, coesão e coerência. Há uma estreita relação entre as práticas desenvolvidas no Programa com aquelas construídas nas disciplinas de Estágio Supervisionado do curso de Letras, o que contribuiu significativamente para a formação dos alunos da educação básica e também das residentes. A formação inicial docente é uma importante etapa para a apropriação dos conhecimentos e visa habilitar os licenciandos para atuarem como profissionais qualificados e reflexivos na educação. Dessa forma, o Programa de Residência Pedagógica oferece a oportunidade de contato com a prática, o que é fundamental para que os estudantes possam desenvolver suas habilidades de forma mais efetiva. Ao aliar a teoria à prática, os futuros educadores têm a oportunidade de compreender melhor a realidade da sala de aula, adquirindo uma visão mais ampla e aprofundada sobre o que é necessário para o sucesso da profissão.

Palavras-chave: programa de residência pedagógica; licenciatura em letras; formação inicial docente; ensino médio.


Trabalho executado com recursos do Programa de Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  - CAPES



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