Tamanho da fonte:
Atividades práticas extracurriculares: Recuperando conteúdos de Biologia após o ensino remoto.
Última alteração: 25-10-2023
Resumo
A Biologia é uma ciência fundamental, que nos permite entender a vida em seus diversos âmbitos. Com base na crescente importância da área no mundo contemporâneo e em seus impactos na educação, surgiram preocupações com as defasagens de aprendizado causadas pela pandemia de COVID-19 e a consequente necessidade de buscar reduzi-las. Assim, este trabalho teve como objetivo revisar, aprofundar e integrar conteúdos do Componente Curricular de Biologia do Ensino Médio, vivenciando a teoria conceituada em sala de aula e aproximando-a da realidade dos estudantes. Para tal, foi proposta a constituição de um Clube Temático para a realização de oficinas práticas envolvendo diversos conteúdos relacionados às Ciências Biológicas, bem como, para a elaboração e aplicação de jogos didáticos relacionados. Inicialmente, foi criado um banco de protocolos de atividades práticas de laboratório relacionadas à área, com base em palavras-chave sugeridas pelos docentes, nas línguas portuguesa e inglesa. Após, foi elaborado um cronograma para planejamento das oficinas, ofertadas de forma extracurricular em dia e turno disponíveis a todos os estudantes. A divulgação das atividades ocorreu via redes sociais, fixação de cartazes nos murais do campus e comunicação oral nas salas de aula. Em cada oficina foram oferecidas 50 vagas (duas turmas com 25 vagas cada) e as inscrições, realizadas separadamente para cada atividade, via formulário do Google Forms. Para o preenchimento das vagas, foi dada prioridade para alunos do terceiro ano do Ensino Médio Integrado (por terem cursado um período do curso em ensino híbrido) e para os demais estudantes seguiu-se a ordem de inscrição. As oficinas tiveram o auxílio dos estudantes bolsistas atuando como monitores e, ao final, foram aplicados formulários anônimos de avaliação para determinar a satisfação dos participantes e recebimento de possíveis sugestões. Este trabalho iniciou em maio de 2023 e ainda está em andamento. Foram localizados 91 protocolos de aulas práticas, e até o momento realizaram-se 2 oficinas intituladas: “Visualização de Células” e “Coleta e Montagem de Artrópodes”. Compareceram 47 estudantes, somando-se os participantes das duas oficinas. Destes, 26 responderam ao questionário de avaliação. Todos atribuíram notas de 9 a 10 para a forma de organização das oficinas e manifestaram interesse em participar de outras atividades semelhantes. Vinte e quatro participantes consideraram seu aprendizado nas atividades como muito satisfatório e dois, como satisfatório. Por fim, conclui-se que as atividades estão sendo proveitosas para os estudantes, de maneira a somar e aprofundar conhecimentos aprendidos em sala de aula, retomando também o que, eventualmente, foi perdido durante a pandemia. Como perspectivas de continuidade do projeto, têm-se o oferecimento de novas oficinas práticas e a aquisição de reagentes e materiais com recursos do fomento interno, para utilização em atividades relacionadas.
Texto completo:
PDF