Última alteração: 26-10-2023
Resumo
Este trabalho se insere no contexto do subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, o subprojeto está sendo desenvolvido a partir do referencial da Abordagem Temática Freireana (ATF) (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2011). Esta é uma perspectiva curricular crítica balizada na investigação e utilização de Temas Geradores (TG), os quais representam problemas, situações-limites e contradições presentes na realidade dos sujeitos que precisam ser melhor compreendidas ou superadas. Neste contexto, para a obtenção do TG utilizamos os Três Momentos Pedagógicos (3MP) como estruturantes de currículos (MUENCHEN, 2010). Os 3MP estão organizados em: Estudo da Realidade (ER), sendo este o momento destinado para investigar a comunidade na qual a escola está inserida; Organização do Conhecimento (OC) e Aplicação do Conhecimento (AC). Sendo assim, o objetivo deste trabalho é descrever e refletir como o ER foi desenvolvido a partir do contexto de uma das escolas abrangidas pelo projeto. Na realização desse estudo, foram coletados e analisados diversos instrumentos para conhecer e compreender a comunidade escolar e do bairro Camobi de Santa Maria, no qual a escola se insere. Dentre esses instrumentos, encontram-se entrevistas, notícias locais, o Projeto Político Pedagógico da escola e outros. Os dados obtidos constituíram um dossiê que foi analisado a partir da Análise Textual Discursiva (ATD). Esta é uma metodologia de análise de dados que tem como objetivo identificar, descrever e interpretar informações. Assim, estrutura-se em três etapas: unitarização, que consiste em identificar situações significativas mediadas pelo problema de pesquisa; categorização, momento que emergem categorias iniciais, as quais representam o agrupamento das falas significativas e, por fim, na etapa dos metatextos descreve-se as concepções para categorias finais estabelecidas - que trouxeram indícios para possíveis TG. O ER apontou para a precariedade do transporte público e de outros investimentos para a população do bairro. Isso afeta diversos setores da vida dos moradores, os quais não têm acesso a espaços de lazer e possuem dificuldades para acessar escola e trabalho. Além disso, por conta da insalubridade das estradas e pela falta de redes de esgoto, evidenciam-se problemas de segurança e saneamento básico. Entretanto, notamos que esses problemas afetam, sobretudo, comunidades periféricas, principalmente, nas regiões próximas da Estação Colônia - ferrovia que deu origem ao bairro. Assim, o trem pode ser uma solução para essas diversas questões da comunidade, todavia, ainda é silenciado em todos os instrumentos coletados. Dessa forma, emergiu o TG: “O Transporte como possibilitador de acesso à educação”. Na sequência, pretende-se desenvolver aulas que visem apresentar outras compreensões sobre os meios de transporte, analisando suas potencialidades e contribuições para a comunidade. Portanto, sinalizamos que o TG pode trazer muitas contribuições para os processos de ensino-aprendizagem da área de Física e auxiliar na formação de sujeitos capazes de problematizar e transformar a sua realidade.