Portal de Eventos do IFRS, MTC - MOSTRA TÉCNICO CIENTÍFICA 2023 - CAMPUS BENTO GONÇALVES

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Análise da presença da variação linguística em um livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio
Paloma Aparecida Wammes, Kleber Eckert

Última alteração: 25-10-2023

Resumo


O Brasil é um país historicamente multilíngue e isso se deve, principalmente, à heterogeneidade do povo brasileiro. O que podemos vislumbrar, entretanto, é a disseminação da falsa crença de “nação unilíngue”, compreendendo a supremacia de uma variedade tida como padrão, como a única língua do país. Diante de premissas “tradicionais” como essa, presentes, principalmente, no ambiente educacional, compreender a importância de que este debate seja levado às salas de aula torna-se cada vez mais urgente. Nessa perspectiva, o presente trabalho foi desenvolvido ao longo da disciplina de Sociolinguística, no 6º semestre do curso de Licenciatura em Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves, no segundo semestre letivo de 2022. Este trabalho analisa a presença da variação linguística na obra “Se liga nas linguagens: Português”, escrito por Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi e publicado pela editora Moderna. A obra, de volume único, é destinada ao ensino de Português no Ensino Médio e integra o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), de 2021. Dividida em dois grandes blocos, o primeiro destina-se à literatura e o segundo à linguagem, no qual se encontra a temática da variação linguística. Por consistir em uma obra de volume único, há pouco desenvolvimento no que tange aos aspectos relacionados à variação. Além de contabilizar as ocorrências acerca dos conceitos de variação e do preconceito linguístico, estas foram associadas aos conteúdos estudados na referida disciplina. Ademais, buscou-se avaliar de que forma os materiais são disponibilizados e trabalhados junto aos alunos. Como primeiro ponto, ressalta-se o trabalho desenvolvido pelos autores da obra, que demonstraram possuir conhecimento sobre os conteúdos e os desenvolvem da forma que lhes foi possível em um espaço bastante limitado. E, embora os autores tenham conseguido abordar e desenvolver habilidades relativas a contexto de uso, situação comunicativa e preconceito linguístico, além das dimensões em que ocorre a variação (regional, histórica, social, situacional, ocupacional, etária), o desenvolvimento ocorreu de forma vaga e até um tanto superficial, levando-se em consideração a abrangência dos temas. Constatou-se, na obra, a presença de apenas um capítulo destinado ao assunto em questão, o que evidencia a insuficiência de desenvolvimento do conteúdo. O capítulo denominado “Linguagem e Língua” aborda as variedades linguísticas e as linguagens desprovidas de preconceito ou estigma. Temas como “linguagem formal” e “linguagem informal” apenas são definidos como situações comunicativas distintas, o que contribui para a quebra do preconceito ante as variações. Os autores abordam os conteúdos de forma objetiva e facilitam a compreensão, exemplificando conceitos e fenômenos da variação linguística. Ainda em relação a este termo, tem-se a abordagem da norma-padrão como um modelo de Língua que não é utilizado e sim, algo ideal. Por fim, é preciso ponderar a necessidade de busca por outros conhecimentos e aportes teóricos pelo docente. O material didático é um ótimo instrumento de apoio ao desenvolvimento escolar, entretanto, utilizá-lo como único meio para desenvolver questões tão complexas como variedades linguísticas e norma padrão é insustentável para a construção dos conhecimentos.



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