Portal de Eventos do IFRS, MTC - MOSTRA TÉCNICO CIENTÍFICA 2022 - CAMPUS BENTO GONÇALVES

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Luz, câmera, educAÇÃO
Milena Predebom Winter, Daniela Tremarin Marina, Eloísa Salini Rosolen, Enzo de Almeida da Rosa, Karen Fernanda Trindade Conceição, Raíssa Filippi Chiella Cardoso

Última alteração: 09-11-2022

Resumo


Luz, câmera... educAÇÃO!

Orientadora: Daniela Tremarin Marina

Autor principal: Milena Predebon Winter Eloísa Salini Rosolen; Enzo de Almeida da Rosa; Karen Fernanda Trindade Conceição; Milena Predebon Winter; Raíssa Filippi Chiella Cardoso

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves. Bento Gonçalves, RS, Brasil. Escola Estadual de Ensino Médio Silvio Sanson. São Valentim do Sul, RS, Brasil.

A produção de textos e recursos multimodais em que se associam diferentes modos de expressão e diferentes linguagens, podem ser usados para divulgação de conhecimentos pesquisados e adaptados por estudantes. Exercer o protagonismo e a autoria intelectual para o desenvolvimento e distribuição de informações, exercita um olhar ético no universo virtual por meio de uso responsável de conteúdos digitais. Buscando desenvolver uma reflexão mais ampla sobre a cultura de rede e os impactos do uso das tecnologias e mídias digitais, diante do tema Mídiaeducação, o presente trabalho tem como fim desenvolver a construção e elaboração de uma pesquisa de iniciação cientifica e produção de um vídeo, inerente à assuntos optados por cada educando. Os assuntos selecionados foram: Tecnologia da Informação (TI); Funcionamento do motor a combustão; Remuneração no Agronegócio; Profissões Digitais; Medicina Veterinária; Ativismo; História do Teatro; Área da Saúde: História, tecnologias e profissões. A relevância deste projeto é concedida pela sua análise crítica e pelo registro desta pesquisa através de meios digitais, disseminando assim, o conhecimento construído. O objetivo preponderante do mesmo é que o aluno venha a ministrar recursos de escrita colaborativa, produção de vídeo e da multimodalidade, além de adquirir melhor oratória e cognição no que concerne aos tópicos estudados. Essa perquisição detém caráter descritivo e científico, e foram empregues pesquisas bibliográficas de sites da internet e manuseio de livros didáticos. Diante da orientação proposta, encaminharam-se realizações de roteiros de vídeo, para assim ser feita a filmagem, tomando-se as providências necessárias para identificar se a luz e a captação do som estavam adequadas. Foram executadas produções de vídeos por intermédio de aparelhos eletrônicos e a utilização de aplicativos para edição e ajustes (cortes de cenas, montagens de sequências e enquadramento) dos mesmos. Além disso foram inseridos métodos multimodais, como slides, fotos, efeitos sonoros, músicas e legendas, a fim de oferecer um melhor entretenimento e compreensão aos telespectadores. Depois da montagem do vídeo, foram adicionados créditos referentes aos indivíduos envolvidos e contribuintes para a concretização da tarefa. Após a finalização do vídeo, foram realizadas apresentações para a comunidade escolar, além de interações mútuas entre os alunos. Depois de validados, os vídeos então foram divulgados em plataformas digitais. O trabalho dispôs de inúmeras experiências e constou com a coparticipação e determinação de cada envolvido, de forma que desenvolvessem habilidades no campo intelectual e digital. Ao final deste trabalho percebeu-se a evolução na utilização do letramento digital pelos alunos, melhora das capacidades de leitura, compreensão, produção e divulgação de textos (orais e escritos) e imagens, valendo-se de recursos digitais e dispositivos eletrônicos como computadores, celulares e câmeras.

Palavras-chave: digitais; vídeo; produções; tecnologia.


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