Portal de Eventos do IFRS, MTC - Mostra Técnico-Científica 2021 IFRS - Campus Bento Gonçalves

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Litera(c)ura:Doses de leitura e escrita para a cidadania!
Adriana Muler Martins Freitas, Laura Cristina Noal Madalozzo, Morgana de Oliveira Souza, Ariane Perônio Maria Fortes, Caroline de Morais, Flávia Zanatta

Última alteração: 23-03-2021

Resumo


A quantidade e a qualidade do exercício de leitura impacta direta e decisivamente no perfil de cidadãos de um país. Sendo assim, o projeto de extensão “Litera(c)ura: doses de leitura e escrita para a cidadania!” justifica-se pela necessidade de se promover, resgatar e difundir a leitura de obras literárias. Essa proposta objetiva estreitar e fortalecer a relação entre Literatura, comunidade acadêmica e sociedade promovendo ações sociais que incentivem o hábito da leitura e escrita. Devido à pandemia da COVID-19, foi necessário fazer uma adaptação das práticas desenvolvidas para o formato on-line. Para manter a segurança dos encontros, as atividades foram gravadas e os participantes tiveram que preencher um formulário de inscrição. Nessa perspectiva, desde o início de setembro, as ações “Clube Café com Leitura” e o “Cine Debate” acontecem semanalmente, todas as sextas-feiras das 18h30min às 20h30min via Google Meet. O Sarau Literário “#Vacarialê”, em parceria com a Associação Amigos da Biblioteca Pública Municipal Theobaldo Paim Borges (ABT), aconteceu na noite de 04 de dezembro de 2020 e foi transmitido pelo canal do IFRS – Vacaria no Youtube. As oficinas de escrita poética aconteceram nos dias 08, 09 e 10 de fevereiro de 2021 e contaram com a participação do famoso poeta cordelista “Chiquinho do Além Mar” que repassou seus conhecimentos para pessoas de vários lugares do Brasil via Google Meet. Na oportunidade, todos foram convidados a participar do “Concurso de Poemas Chiquinho do Além Mar” que está com as inscrições abertas até o dia 14 de março de 2021. A adaptação das atividades para o formato virtual foi muito benéfica, não apenas pela garantia de saúde dos participantes, uma vez que não há contato entre estes, como também por ampliar horizontes fazendo com que mais pessoas da comunidade externa pudessem participar no conforto de suas casas. Por meio da divulgação em redes sociais, foi alcançado um número maior de interessados, inclusive de outros estados do país. Ao final de cada encontro, foi disponibilizado um formulário de participação por meio da ferramenta Google Forms, para que os participantes pudessem garantir a sua presença, que, mais tarde, será convertida em horas para a certificação. Esse formulário também serviu como uma forma de avaliação, uma vez que solicitou-se aos integrantes que emitissem um julgamento sobre a qualidade dos eventos. Até o momento, obtiveram-se apenas respostas como “muito bom” numa escala entre “ruim”, “regular”, “bom” e “muito bom”. Assim, verifica-se que a execução do projeto está apresentando resultados muito positivos e satisfatórios, indo ao encontro do objetivo proposto. Sabe-se que os atos de ler e escrever propiciam inúmeros benefícios: estimulam a criatividade, aumentam o vocabulário, ajudam na vida profissional, melhoram a comunicação com os outros, ampliam o conhecimento geral e aguçam o senso crítico. Nesse sentido, acredita-se que com o projeto Litera(c)ura as pessoas podem exercer a sua cidadania, seu direito de ter voz e vez. Assim, as ações literárias concretizam-se como formas profícuas de garantir o protagonismo social do cidadão e “a cura” para uma sociedade desigual e torpe.


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