Última alteração: 23-03-2021
Resumo
As empresas brasileiras precisam se preocupar com a motivação, além da satisfação dos funcionários para haver envolvimento e serem mais competitivas. O Comportamento Organizacional (CO) foi reconhecido como campo de estudos em meados dos anos 1960, e muitas definições foram propostas, sendo entendido como campo que examina o comportamento nos ambientes organizacionais. Quanto à área de investigação, atua sobre a influência que indivíduos, grupos e estrutura organizacional exercem sobre o comportamento nas organizações. CO visa buscar questionamentos quanto ao comportamento das pessoas no trabalho, como indivíduos, grupos, e nos fenômenos organizacionais, que podem agir conjuntamente de forma mais eficaz em cenários de mudanças corporativas, cada vez mais rápidas, como assegurar a satisfação dos funcionários na empresa; com isso, é possível aprender a partir da teoria, da pesquisa e das experiências para se tornar um gerente mais eficaz. Atualmente, em que estamos vivenciando mais um período de incertezas mundiais, houve a inspiração para buscar o que está ocorrendo de estudos e publicações nacionais em relação ao CO, que tipos de pesquisa publicou-se e onde ocorrem, no intuito de chamar a atenção sobre a importância desse tema e a busca por mais publicações. Assim sendo, a metodologia adotada quanto à abordagem das variáveis foi quantitativa; quanto ao objetivo, exploratório; e quanto aos procedimentos, de pesquisa bibliográfica. Este estudo está delimitado no campo de CO, relacionado a atitudes, percepções, emoções, valores, crenças e motivação. Para essa pesquisa utilizou-se da plataforma periódico Capes. No período de 2000 a 2019, foram classificados trinta e três artigos que foram considerados pertencentes ao campo de CO. Em relação ao método, houve maior incidência de estudos de caso (67%), descritivo (52%) e quantitativo (52%), e utilização de questionários (73%) para obtenção de dados. Quanto aos temas relacionados ao CO, tiveram maiores estudos voltados ao envolvimento (24%), valores e crenças (21%), atitudes, percepção e motivação (12%). E, em relação aos estados em que houve maior número de estudos, encontra-se São Paulo (33,3%), Rio de Janeiro (15,2%) e Brasília (12,2%), principalmente. A avaliação do comportamento organizacional visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais, no sentido comportamental e cultural, para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções, a fim de atrair e reter talentos, evitar o turnover, promover engajamento conforme estudos realizados, produtividade e harmonia entre os stakeholders. Nesse estudo constatou-se que, apesar do fato de os estudos de comportamento organizacional terem sido reconhecidos como campo de estudo em meados do século passado, e da importância deste assunto dentro das organizações, o número de artigos inerentes ao comportamento organizacional por ano foi definitivamente um número menor do que o esperado.
Palavras-chave: avaliação comportamento organizacional; envolvimento; harmonia entre stakeholders.