Última alteração: 22-03-2021
Resumo
Desde 2017, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves conta com o Projeto “O Ensino de Sociologia para Adolescentes”, com o objetivo principal de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem de Sociologia para adolescentes estudantes do Ensino Médio. Uma das maneiras de aprimorar o ensino da disciplina é o desenvolvimento da imaginação sociológica, que é de fundamental importância para a compreensão da existência em sociedade. A imaginação sociológica consiste na capacidade de relacionar a vida individual ao mundo social e permite compreender eventos cotidianos de uma forma mais ampla, relacionando-os a aspectos culturais, econômicos, políticos, ambientais, dentre outros; além de possibilitar a tomada de consciência sobre a relação entre indivíduo e sociedade. Portanto, a prática da imaginação sociológica é uma metodologia muito interessante para o desenvolvimento da capacidade de análise do mundo social, superando o senso comum. A atividade integra os trabalhos desenvolvidos no projeto, juntamente com a criação de uma conta no Instagram, e tem como objetivos principais: (a) desenvolver a capacidade de imaginação sociológica, a partir da análise de eventos cotidianos e (b) construir, a partir de leituras e atividades propostas, uma visão mais crítica e analítica de diversos acontecimentos que nos cercam e que podem afetar tanto um único indivíduo como uma sociedade em geral. Dentre as atividades realizadas para a prática da imaginação sociológica estão a leitura do texto “O que é Sociologia”, que faz parte de um livro escrito por Anthony Giddens, além do texto “A promessa”, do sociólogo Charles Wright Mills. As obras destacam as diversas análises que podem ser realizadas por meio da imaginação sociológica e mostram que acontecimentos que afetam nossa vida individual podem, na verdade, ser algo público. Houve também a realização de exercícios de imaginação sociológica, em que cada bolsista ficou responsável pela análise de um determinado assunto. Os temas abordados foram variados e partiram de análises amplas, sendo eles o futebol, juntamente com aspectos políticos, religiosos e sociais; a indústria da moda e os padrões de beleza; o dinheiro e suas implicações para se ter uma vida feliz e o que sua falta pode ocasionar; entre outros. É muito importante ressaltar que a atividade teve início a partir da leitura do texto de Giddens, no qual o autor descreve o café sob inúmeros pontos de vista (café como uma droga e uma marca, algo que possui um valor simbólico e une as pessoas de todas as classes, dentre outros aspectos). O exercício de análise com a prática da imaginação sociológica foi de extrema importância, pois nos permite ver que diversos eventos que parecem dizer respeito a um único indivíduo, na verdade, refletem questões mais amplas. Além disso, seu uso em sala de aula é essencial, visto que o estudante que pratica suas análises por meio da imaginação sociológica se surpreende com a realidade em que vive, estranha o “familiar” e aumenta seus questionamentos, fazendo-o refletir por meio de novos pressupostos.
Palavras-chave: ensino; ensino médio; imaginação sociológica; Sociologia.