Última alteração: 23-03-2021
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido na condição bolsista do projeto de ensino a Atividade Experimental como ferramenta didática no Ensino de Física, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Com objetivo de proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais significativa dos conceitos físicos relacionados a Soma de Vetores, optou-se por desenvolver uma atividade didática baseada na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel que constitui na aplicação de um pré questionário e posterior utilização da simulação computacional do Phet (Physics Education Technology Project) sobre o tema abordado da aula e na sequência a aplicação de um pós questionário. Por opção do professor regente da classe as atividades não teriam caráter avaliativo. Desta forma foi elaborada uma aula síncrona sobre vetores para o primeiro ciclo das Atividades Pedagógicas Não-Presenciais (APNPs) com os alunos do primeiro ano do Curso Técnico de Administração do Campus Bento Gonçalves. Devido a problemas técnicos no dia da aula, foi proposto pelo professor regente, que atividade se fosse transferida para o segundo ciclo na forma de uma aula assíncrona. Esta aula terá como base, a teoria de aprendizagem significativa de David Paul Ausubel que acontece através da ancoragem dos conhecimentos novos com os conhecimentos pré-existentes da estrutura cognitiva do aluno. Desta forma foi aplicado um pré-questionário sobre vetores com intuito de verificar os conhecimentos prévios dos alunos. O material para aula foi desenvolvido como base nos conhecimentos prévios dos alunos, através da revisão pela bolsista e das reuniões com o professor regente da turma. A aula iniciará com uma breve explicação sobre vetores, como por exemplo, os conceitos de direção, de sentido, de módulo e o conceito de vetor. Posteriormente, serão explicados exemplos de casos particulares sobre a soma vetorial com a utilização da simulação computacional do phet.Será proposto como de tarefa que os alunos desenvolvam na simulação do phet a representação dos conceitos estudados.Foi solicitado por e-mail um pós-questionário, que foi desenvolvido pela bolsista, sobre vetores após o professor regente ter a sua última aula síncrona.Com base na análise das respostas dos questionários, pode-se concluir parcialmente que os alunos não tinham conhecimento elaborado sobre vetores, mas após a aula síncrona do professor regente os alunos demonstram uma melhor compreensão do conceito de vetor. No segundo ciclo será aplicado novamente este pós-questionário e novas atividades no formato de avaliação, pois como as atividades não valiam nota houve baixa de adesão dos alunos. Espera-se que a participação aumente e que os resultados dos pós questionários evidenciem que os alunos conseguiram compreender de forma significativa os conceitos físicos trabalhados.
Palavra-chave: aula assíncrona ; simulação computacional do Phet, aprendizagem significativa.
Trabalho executado com recursos do Edital Complementar nº15/20 do Campus Bento IFRS,
Referente ao Projeto de Ensino( Atividade experimental como Ferramenta Didática no Enisno de Física).