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Educação Financeira nos Anos Inicias: uma proposta de ensino durante a pandemia do COVID-19
Emanuel Orlandi, Fernanda Zorzi

Última alteração: 23-03-2021

Resumo


Este trabalho foi desenvolvido no contexto das Atividades Pedagógicas Não Presenciais doEstágio de Modalidades de Ensino, componente curricular do curso de Licenciatura emMatemática Campus Bento Gonçalves do IFRS. Essa disciplina prevê a problematizaçãodas principais modalidades da Educação Básica brasileira e as etapas da Educação Infantile Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nesse contexto, este estudo abordou a experiênciade observação em sala de aula, feita em um cenário pré-pandêmico, em uma turma de 3°Ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal da rede pública de Farroupilha/RS, aorganização e a aplicação de uma prática didática com a temática da Educação Financeira.O período de observação em sala de aula evidenciou que a metodologia praticada pelaprofessora regente coloca a criança como centro da aprendizagem, a qual procuramosmanter durante a prática proposta. Contudo, a proposta foi adaptada para o ensino remoto,por conta das medidas restritivas decorrentes da pandemia provocada pela COVID-19.Nesse período, a escola optou por encaminhar atividades impressas para casa.Quinzenalmente os responsáveis retiravam e devolviam os materiais. Apesar dasdificuldades impostas por esse cenário, a ideia de problematizar a Educação Financeira nosAnos Iniciais do Ensino Fundamental foi mantida. Um dos materiais enviados foi o deEducação Financeira. Procuramos enfatizar o conhecimento do sistema monetário brasileiroe suas aplicações no cotidiano. A proposta contou com o estudo da origem do dinheiro apartir de um texto e caça-palavras; da evolução das moedas no Brasil por meio de uma linhado tempo; da caracterização através da construção de um cartaz; da produção do dinheirona Casa da Moeda a partir de um vídeo; das principais operações financeiras através deexercícios e jogos para fixação, entre outras propostas. Para a produção dos dados dapesquisa, utilizamos as atividades devolutivas das crianças, além de suas narrativas em umquestionário avaliativo sobre a proposta do estágio, suas dificuldades, atividade preferida eum recado deixado para o professor estagiário. Por meio da reflexão decorrida da leitura dasavaliações, conseguimos compreender que a proposta, apesar de todas as modificaçõesocasionadas pela pandemia, possibilitou uma experiência docente importante para aformação no Curso de Licenciatura em Matemática de como pode ser abordada aMatemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Embora esse não seja o foco daformação pretendida, aponta caminhos para as aprendizagens posteriores. Podemos dizerque a proposta obteve êxito em seu desenvolvimento, tanto na ótica da docência, quanto naótica da efetivação da aprendizagem matemática por parte dos alunos, pois em média,obtiveram 82% de acerto nas atividades devolutivas, apresentada pela razão entre o númerode acertos da turma e o número de questões respondidas.


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