Portal de Eventos do IFRS, MTC - Mostra Técnico-Científica 2019 IFRS - Campus Bento Gonçalves

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Revitalizando um laboratório de física em uma Escola Estadual de Ensino Médio com materiais de baixo custo
Érica Pereira Alves, Arthur Raul Ferreira, Verônica Carvalho Guterres, Gabriela Mikoaski, Felipe Mercalli

Última alteração: 25-02-2020

Resumo


Na área de Ciências da Natureza, mais específico na disciplina de Física, os alunos devem aprender sobre algumas das principais teorias e conhecimentos e compreender os diferentes métodos utilizados por cientistas para a produção de novos conhecimentos afinal, todos podem ser cientistas. Para isso, necessita-se que o espaço educacional tenha um laboratório de Física habilitado, organizado e estruturado, de maneira que ofereça um local mais adequado para o desenvolvimento dessas atividades. Tendo como objetivo principal torná-lo apto para a utilização de professores e alunos, foi feito um projeto junto com professores e alunos da escola visando a construção de experimentos com materiais de baixo custo, ajudando os estudantes a desenvolver suas ideias e criações. Este projeto está sendo realizado em uma Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental, localizado na cidade de Bento Gonçalves, RS. Nesta escola estudam aproximadamente 1.000 alunos, desde o 6º ano do Fundamental, até o 3º ano do Ensino Médio, nos três turnos. Ela possui laboratório de informática, biblioteca, e um amplo laboratório de Ciências, onde realiza-se a Oficina Experimental de Física toda semana. Mesmo tendo um espaço específico para atividades experimentais, o laboratório é pouco utilizado pelos professores e alunos da escola, por faltar diversos equipamentos e não estar devidamente organizado e estruturado. Dentre as diversas áreas da Física, a parte experimental ocupa o papel de maior destaque. Na oficina, os alunos realizam seus próprios experimentos visando obter novos conhecimento na área de física, além de habilidades de resolução de problemas, criatividade e raciocínio lógico. Até então, foram construídos experimentos de várias áreas da física tais como: Eletromagnetismo, Óptica, Mecânica, Termodinâmica, Energia, entre outros. Cada um dos experimentos construídos foi testado e estudado pelos estudantes participantes do projeto, além de ter sido priorizados experimentos relacionados ao conteúdo que estava sendo estudado nas aulas regulares. Para a recuperação e construção de novos experimentos, adquiriu-se diversos componentes e, com eles, conseguimos dar uma melhor utilidade para os materiais antigos já existentes no laboratório, o que tem levado os alunos a terem maior interação com os experimentos e a compreensão do processo de criação. Este trabalho tem acrescentado experiências e uma maior interação entre alunos de diversas idades e gêneros, além de desenvolver habilidades já citadas anteriormente. Como perspectiva tem-se o objetivo de concluir a organização da parte de física do laboratório e construir experimento de todos os conteúdos da Física e para outras áreas de ciência, como Biologia e Química.


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