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Sequência didática sobre óptica geométrica utilizando o software Algodoo
Ramon Wagner, Paulo Vinícius dos Santos Rebeque

Última alteração: 06-02-2020

Resumo


O texto a ser apresentado se refere ao trabalho de conclusão de curso (TCC) de licenciatura em Física. A proposta do TCC é uma sequência de aulas, dentro da temática de reflexão, da óptica geométrica onde será utilizado o software Algodoo, o qual permite a simulação de conteúdos de Física e interação entre os alunos e os fenômenos Físicos abordados. É possível ainda que os parâmetros envolvidos nas simulações sejam alterados, facilitando a interpretação dada às representações do referido software. A sequência didática conta com pressupostos da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, como guia da abordagem feita em sala de aula. A justificativa se dá pelo fato de poucos trabalhos encontrados na literatura tratarem desse conteúdo e, principalmente, envolvendo softwares e simulações para seu ensino. Além disso, a possibilidade de verificar a aplicabilidade e potencial da ferramenta em sala de aula e, posteriormente, a opinião dos próprios alunos quanto ao seu uso, para que os ajustes e considerações possam ser agregados na melhora das aulas. Dentre os objetivos buscou-se investigar quais as implicações de se utilizar o software na aprendizagem de óptica geométrica em uma turma de Informática, do 2° ano, do Ensino Médio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - campus Bento Gonçalves. A sequência didática foi composta por seis aulas, de dois períodos cada, onde o Algodoo serviu de fio condutor para a apresentação dos conceitos e demonstrações. A coleta de dados se baseou em um pré-teste e um pós-teste, aplicados dentro do cronograma das seis aulas, uma entrevista que foi gravada com 7 alunos que se dispuseram a participar, onde na sequência as entrevistas foram transcritas e analisadas de acordo com a análise de conteúdo da autora Laurence Bardin. Além disso, foram avaliadas outras atividades como, o mapa conceitual e a avaliação que os alunos fizeram. Os resultados indicaram que o aplicativo facilitou a interpretação dos alunos e contribuiu no processo de compreensão de conceitos abstratos tratados no conteúdo abordado. O resultado da comparação entre o pré e o pós-teste mostrou que o número de acertos e as explicações dadas às questões foram bem mais detalhadas e corretas, dando então indícios de aprendizagem significativa. Os mapas conceituais, avaliados com parte da nota do trimestre, demonstraram a compreensão dos alunos, a medida que ligaram de forma satisfatória, os conceitos estudados em aula e, além disso, a compreensão de como esses conceitos se ligavam aos seus cotidianos. As entrevistas e a análise de conteúdo, realizadas dentro da proposta, revelaram a importância do software Algodoo no andamento das aulas, pois este permitiu a facilitação das representações dos fenômenos, a otimização do tempo de exposição do conteúdo e a possibilidade de adaptação dos fenômenos de acordo com a curiosidade que surgia na explicação dos conceitos.



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