Portal de Eventos do IFRS, MTC - Mostra Técnico-Científica 2019 IFRS - Campus Bento Gonçalves

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Conversas Literárias: uma proposta para o aprendizado de Literatura
Vitória Azambuja da Silveira, Artur da Conceição Camargo, Gabrielle Schenatto Manera, Aline Dalpiaz Troian, Elisa Seerig

Última alteração: 25-02-2020

Resumo


O Projeto de Ensino Conversas Literárias surgiu em 2018 a fim de criar um ambiente para a leitura e discussão do texto literário em um espaço extraclasse. Corresponde a uma necessidade manifestada pelos alunos do ensino médio, em relação a uma atividade que abordasse a leitura desses textos de forma prazerosa, oportunizando um diálogo aberto sobre diferentes temas e autores. Em sua segunda edição, em 2019, promove, por meio da leitura de contos, debates acerca de questões identitárias, fomentando a criticidade de observação do contexto social em que cada leitor está inserido. Além disso, mostra-se relevante diante da perspectiva da Literatura como forma de manifestação artística, a partir da estética no texto literário e sua habilidade formadora de identidade. A produção literária permite, através de suas funções, identificação, emoção, empatia e conhecimento ao leitor, o que configura parte importante no processo da construção humana. O projeto busca analisar e discutir produções literárias por intermédio das funções catárticas, cognitivas, lúdicas e pragmáticas da Literatura. A partir disso, trabalha estratégias de leitura, interpretação textual, argumentação na oralidade. Ainda, promove o desenvolvimento da percepção crítica em relação aos processos de construção identitária dos leitores, seja a partir da identidade regional, individual, social ou de gênero, construídas e representadas a partir dos textos. Através da realização de encontros semanais, com uma hora de duração, com a participação aberta aos estudantes e servidores do IFRS-BG, desenvolve-se a leitura e interpretação de um conto, no formato de círculo de leitura. São exploradas questões referentes à narrativa – estrutura, temática, linguagem – bem como características da escrita de cada autor. A considerar as atividades realizadas, evidenciou-se o comprometimento do projeto em assegurar aos participantes dos encontros uma experiência prazerosa frente ao texto literário, sendo voluntária a presença aos encontros. Apresentou-se envolvimento com a importância de compreender a relação estabelecida pela Literatura com o âmbito social e, assim, desenvolver cidadãos com formação integral, cientes da compreensão, análise, especificidades de obras literárias e diferentes características entre autores. Para além disso, o projeto externou a relevância do movimento literário nos mais variados aspectos sociais, capaz de influenciar diretamente a construção do indivíduo. Foi possível observar, ao longo dos encontros, o engajamento, a constância e a ampliação das habilidades leitoras dos alunos envolvidos. Os alunos envolveram-se nas discussões propostas, participaram ativamente na escolha dos textos, autores e temáticas abordadas, e mantiveram assiduidade ao longo da realização dos encontros. Em questionários aplicados, afirmaram ter ampliado seu repertório de leitura, seu conhecimento acerca das especificidades do texto literário, assim como verificaram uma ampliação de suas percepções e habilidades de ler e compreender tais textos.

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