Portal de Eventos do IFRS, MTC - Mostra Técnico-Científica 2019 IFRS - Campus Bento Gonçalves

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Base Nacional Comum Curricular na Prática: Formação Continuada em Matemática com Professores dos Anos Iniciais
Cristina Engelmann, Caroline dos Santos, Dhesse Cavalheiro da Silveira, Lidiane Schuck dos Santos, Maicon Camargo Faés, Karine Pertile

Última alteração: 25-02-2020

Resumo


Discentes e docentes dos cursos de Licenciatura, ofertados pelo IFRS Campus Bento Gonçalves, têm recebido algumas escolas que buscam cursos de formação continuada e atuação de seus professores em projetos e programas. Programa Institucional de Iniciação à Docência - Pibid, Programa de Educação Tutorial - PET Matemática e Residência Pedagógica proporcionam essa aproximação e troca de experiências. Entre essas ações, apresentamos a formação continuada com professores dos anos iniciais da rede municipal de ensino, sobre a Matemática dos anos iniciais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ofertada na modalidade de oficinas. Homologada em dezembro de 2017, a BNCC normatiza, de forma orgânica e progressiva, as aprendizagens mínimas que os estudantes devem desenvolver na Educação Básica brasileira. Com isso, entendemos a necessidade da formação continuada, especialmente em Matemática, uma das áreas mais impactadas com a BNCC em função da inserção de novos conteúdos, conceitos e procedimentos. A formação deu-se em forma de oficinas, que ocorreram em nove encontros quinzenais, realizados de abril a junho de 2019, e contou com a participação de 30 professores. Foi ministrado por duas docentes da Licenciatura em Matemática do IFRS, auxiliadas por discentes voluntários, integrantes dos programas anteriormente citados. Além de analisar, com os professores dos anos iniciais, os objetos de conhecimento propostos na BNCC e as respectivas habilidades, percebemos a necessidade de buscar atividades práticas para auxiliar os professores no processo de ensino e, assim, contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos neste nível escolar. Os discentes voluntários elaboraram materiais para os encontros, como jogos e atividades lúdicas, abrangendo as cinco unidades temáticas em que a Matemática, na BNCC do Ensino Fundamental, está estruturada: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas, e Probabilidade e Estatística. Através dos materiais e das discussões e reflexões geradas a partir destes, os professores puderam ter maior elucidação sobre as habilidades propostas para os anos iniciais. Ao final da formação, os professores puderam compartilhar suas considerações sobre o curso, apontando, como pontos positivos: maior compreensão da linguagem Matemática apresentada na BNCC, ampliação do seu conhecimento em Matemática, facilidade na futura confecção dos materiais utilizados. Os licenciandos em Matemática, participantes da formação, também foram impactados, no sentido que puderam estudar e discutir as habilidades a serem desenvolvidas por alunos dos anos iniciais, propostas na BNCC, para a elaboração e confecção das atividades desenvolvidas nas oficinas.

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