Portal de Eventos do IFRS, MTC - Mostra Técnico-Científica 2019 IFRS - Campus Bento Gonçalves

Tamanho da fonte: 
Gincana Matemática na perspectiva da educação multisseriada
Caroline Lisiak, Fernanda Zimer, Luciana Troyano, Fernanda Zorzi, Cristiane Ferrari Rizzi

Última alteração: 25-02-2020

Resumo


Este estudo apresenta o processo de reflexão realizado pelos bolsistas do Programa Residência Pedagógica, alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Bento Gonçalves do IFRS juntamente com os docentes de Matemática da Escola Municipal de Turno Integral Nilza Côvolo Kratz, do Município de Bento Gonçalves, acerca da realização de uma gincana muitisseriada. A realização da Gincana contou com o auxílio de bolsistas do Programa de Educação Tutorial – PET Matemática, também do Campus. Essa ação teve por objetivo integrar graduandos, docentes e discentes a partir de tarefas lúdicas e práticas que envolviam conhecimentos matemáticos e de raciocínio lógico. Para a organização do projeto e planejamento das atividades, os acadêmicos estudaram o Projeto Político Pedagógico da escola e as habilidades e competências preconizadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dois documentos embasar a prática pedagógica daquela instituição. As atividades propostas foram realizadas em três dias consecutivos, as quais permitiram que os alunos trabalhassem na construção do pensamento matemático. A Gincana envolveu alunos das turmas de 4° a 9° ano do ensino fundamental. As equipes eram compostas por alunos de diferentes turmas, no primeiro dia participaram turmas de 4º e 5º ano, no segundo dia 6º e 7º ano e no terceiro dia 8º e 9º ano. A Gincana matemática recebeu o nome Gync4lkul4ndo teve como prerrogativa o protagonismo e a integração entre os estudantes. Foram desenvolvidos jogos que possibilitam o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e valores que envolviam as cinco unidades temáticas propostas para a Matemática escolar na BNCC: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas e Probabilidade e Estatística. Dentre as diversas atividades propostas, destacamos o ping-pong da multiplicação, o qual tinha o intuito de acertar as bolinhas e resolver a multiplicação do lugar correspondente; o tangram, em que os alunos deveriam montar a imagem recebida usando todas as peças do jogo; a pista com obstáculos, onde os alunos deveriam chegar ao final da pista, vendados, tocando no menor número de obstáculos possível; o twister geométrico, na mesma dinâmica do twister comum, porém trabalha com conceitos geométricos, além de enigmas e um quis matemático para cada dia. Também foi proposta a coleta de alimentos para auxiliar a escola em sua Festa Junina. Os alunos demostraram engajamento nas tarefas através do exercício de trabalho em equipe e aprendizagem dos conceitos matemáticos exigidos para a resolução dos desafios propostos. A gincana multisseriada fortaleceu a formação de professores na perspectiva da formação inicial e continuada, uma vez que se apresentou como possibilidade de aproximação entre a Educação Básica e a Educação Superior, na perspectiva da Educação Matemática Escolar.

Texto completo: PDF