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Elaboração de atividades de coesão textual para alunos de ensino médio
Aléxia Islabão dos Santos, Kleber Eckert

Última alteração: 11-02-2020

Resumo


O presente trabalho busca apresentar uma elaboração de atividades sobre coesão textual a partir da crônica “O diabo e o magro”, de Ferreira Gullar. Este trabalho está inserido nos estudos de linguística textual. A linguística textual foi desenvolvida com a intenção de explicar fenômenos que apenas podem ser compreendidos em termos de texto. Dentre os motivos que levaram ao seu desenvolvimento, estão as lacunas das gramáticas de frase no tratamento de fenômenos como a referência, a pronominalização, a seleção dos artigos (definido ou indefinido), a ordem das palavras no enunciado, as relações entre sentenças não ligadas por conjunções e outras. O objetivo deste trabalho é demonstrar possíveis formas de trabalhar e explorar o texto em sala de aula nos níveis de macro e microestrutura textuais. A macroestrutura textual é responsável pela análise de aspectos gerais do texto, como tema, tese, conhecimentos de mundo ativados pela leitura, entre outros. Já a microestrutura textual é responsável por analisar os aspectos mais específicos dentro do texto, como os princípios da textualidade. Esses princípios abrangem questões como a coesão e a coerência textuais. O público alvo foi delimitado a alunos de primeira série do ensino médio. Esse público foi selecionado com base nos conteúdos trabalhados em livros didáticos destinados a essa série, uma vez que esses livros abordam temas como coesão e coerência textuais. Os exercícios também foram pensados com base nesses livros didáticos, para garantir que o conteúdo exigido pelo exercício seja condizente com o conteúdo trabalhado nessa série. A justificativa para a escolha do texto está relacionada ao seu tamanho (não muito extenso), sua linguagem (fácil e acessível aos adolescentes) e seu conteúdo (descontraído, portanto com mais chances de chamar a atenção do público pretendido). Os exercícios desenvolvidos não têm a intenção de apresentar um alto nível de dificuldade, mas a intenção de estimular a reflexão acerca do texto lido. Como resultado do trabalho, foram elaboradas cinco questões de exercícios. A primeira questão trata sobre a macroestrutura textual no que se refere aos conhecimentos de mundo. As quatro questões restantes tratam sobre a microestrutura textual, no que se refere aos pronomes e seus referentes; substituição vocabular; utilização dos artigos definidos e indefinidos e o significado dos conectores. Exercícios como esses, dentro do estudo do texto, aprimoram as habilidades dos alunos em interpretação e escrita, competências relevantes para a vida acadêmica e pessoal. Sendo assim, afirma-se a importância de estudar métodos de exploração textual em sala de aula.



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