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Um estudo bibliográfico sobre o conceito de gravidade e sua construção histórica
Gabriela Mikoaski, Paulo Vinícius Rebeque

Última alteração: 05-02-2020

Resumo


Este trabalho tem como principal objetivo analisar, em publicações acadêmicas especializadas na área de Ensino de Física, como o conceito de gravidade foi desenvolvido ao longo dos anos, dando ênfase ao caráter de construção coletiva do conhecimento científico, bem como as influências sociais, econômicas e culturais em cada época desse processo. Com isso, pretende-se elaborar um material didático sobre o conceito de gravidade a partir de uma abordagem histórica e filosófica da Ciência para as aulas de Física no Ensino Médio. De fato, a abordagem histórica e filosófica da Ciência em sala de aula vem sendo recomendada como uma ferramenta para a construção do pensamento crítico, abrindo possibilidades para o debate sobre os aspectos epistemológicos da Ciência: na compreensão, não só do resultado final, mas sim, de todos os processos envolvidos para a construção de um determinado conceito ou teoria, buscando mostrar que o desenvolvimento dos conteúdos na Ciência não segue um caminho definido a priori. A partir dessa justificativa, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o tema gravidade em publicações nos últimos cinco anos da área de Ensino de Física, a saber: três periódicos, Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF), Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) e Revista Física na Escola (RFE), e dois anais de eventos acadêmicos, Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) e Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF). Neste corpo de publicações foram encontrados 223 artigos que abordavam a História da Física de modo bastante amplo, sendo que apenas 17 destes artigos estavam relacionados à temática gravidade com destaque aos períodos históricos. Vale destacar que os 17 artigos, selecionados após essa primeira revisão, não abordam exclusivamente o tema gravidade, mas um conjunto de ideias que ajudou a construir este conceito ao longo dos anos. Após essa primeira etapa, analisou-se cada um dos artigos para, então, elaborar um material didático sobre o conceito de gravidade a partir de uma delimitação de período: desde os meados dos anos 400 a. C., onde surgiram os primeiro filósofos, até o século XVII, com a publicação da obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica (Princípios Matemáticos da Filosofia Natural) de Isaac Newton, onde contém a Lei da Gravitação Universal. Com isso, foi possível perceber o potencial do conjunto de artigos selecionados para a elaboração de um material didático sobre o tema gravidade a partir de uma abordagem histórica, apresentando como o conceito de gravidade mudou ao longo dos anos e quanto a sociedade influenciou cada uma das teorias e modelos que ajudaram na construção deste conceito. Por fim, tem-se a perspectiva de aplicar em sala de aula, especificamente em turmas do primeiro ano do Ensino Médio, o material didático oriundo dessa revisão bibliográfica.