Portal de Eventos do IFRS, Mostra Técnico-Científica 2018 - Campus Bento Gonçalves

Tamanho da fonte: 
O ensino de Sociologia para Adolescentes
Leonardo Righo Dors

Última alteração: 04-02-2019

Resumo


O projeto “O ensino de sociologia para Adolescentes” tem como objetivo de suprir uma lacuna didática no ensino de Sociologia para estudantes do Ensino Médio. Passados 40 anos do momento em que foi removida dos currículos escolares pelo governo militar, a disciplina de Sociologia retorna ao Ensino Médio em 2008. Os conteúdos e materiais didáticos utilizados anteriormente não atendem mais aos anseios das novas gerações e dos novos tempos. O presente projeto tem a finalidade de promover o envolvimento dos estudantes na análise dos conteúdos e metodologias para o ensino de Sociologia aos estudantes de Ensino Médio do século XXI. Através de leituras, pesquisas, análise de filmes, vídeos, documentários, e debates realizados em encontros semanais, buscamos investigar, atualizar e sugerir novas metodologias e materiais para o desenvolvimento das aulas de Sociologia, a fim de atrair o interesse dos alunos em sala de aula, e, facilitar a compreensão desses conteúdos tão importantes na formação integral do educando. Juntamente com o auxílio dos professores e de inúmeras ferramentas, como: jogos, filmes, plataformas digitais, livros, textos, vídeos, análises sociais e outros materiais que podem contribuir na didática das aulas para atualizar os conhecimentos e tornar o currículo de Sociologia mais dinâmico e participativo. Todo material didático desenvolvido a partir deste projeto é direcionado, testado e avaliado por professores de sociologia, bem como pelos próprios alunos de ensino médio. O projeto incentiva os educandos a desenvolver um senso crítico sobre os fenômenos sociais contemporâneos e, consequentemente, ter sua própria opinião, e saber criar seus próprios argumentos. Com a aplicação deste projeto os alunos podem auxiliar no desenvolvimento de novas técnicas de ensino, contribuindo com suas próprias ideias, que serão estudadas e desenvolvidas em sala de aula. O projeto proporciona reflexões e debates entre alunos e professores de sociologia, e um maior envolvimento dos estudantes com a disciplina. Com este projeto, as metodologias são revistas contando com a participação dos estudantes, que apontam as estratégias didáticas menos eficazes, bem como aquelas que promovem maior apropriação e construção do conhecimento. No projeto “O ensino de Sociologia para Adolescentes” os alunos também podem auxiliar na criação e desenvolvimento de métodos de ensino, podendo compreender as dificuldade e os desafios no planejamento e execução de aulas dinâmicas e fáceis de serem compreendidas a todos. Desta forma, o projeto assume relevante papel nas aulas de sociologia, oportunizando a renovação do material didático e proporcionando diferenças significativas na didática docente.

Texto completo: PDF