Portal de Eventos do IFRS, Mostra Técnico-Científica 2018 - Campus Bento Gonçalves

Tamanho da fonte: 
Conversas Literárias: uma proposta para a mediação do texto literário
Carine Manica

Última alteração: 04-02-2019

Resumo


Trata-se de um projeto de ensino que pretende promover a mediação do texto literário emuma perspectiva que resgata a atividade de leitura (de Literatura) como fonte de prazer efruição, a partir de suas funções lúdicas e catárticas. Tem como objetivo uma aproximaçãoentre os alunos e a arte literária, considerando-a elemento fundamental na formação dosujeito, assim como o compartilhamento de experiências das diferentes interpretações narecepção do texto literário. Parte-se da fruição do texto, dos elementos estéticos e dasestruturas ficcionais envolvidos em sua elaboração, para operar a construção dos seussentidos. Ou seja, através dos processos sociocognitivos envolvidos na interação do leitorcom o texto, o movimento de compreensão/interpretação textual é efetuado. Dessa forma,pretende-se, promover a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidadesrelativos a: (1) observação das especificidades do texto literário (autores, obras, linguagem);(2) interpretação textual; (3) expressão oral; (4) relações entre identidade e alteridade. Aproposta é desenvolvida em encontros quinzenais, de uma hora de duração, com base emleitura e análise de textos literários integrais (contos, crônicas, poemas), relacionados àtemática da identidade: social, regional, individual, de gênero, etc. A partir da leitura, abre-seum espaço para discussões que motivem os participantes a manifestarem-se criticamente.Por tratar-se de uma atividade extracurricular, busca-se atrair os alunos para a participaçãoatravés de uma abordagem diversa de metodologias de ensino tradicionais, centradas emperíodos e historiografia literária. As bolsistas voluntárias atuam na divulgação dosencontros, na pré-seleção dos contos, envolvendo-se em atividades de leitura ecompreensão textual. Além disso, são responsáveis, juntamente com as professoras(coordenadora e colaboradora) pela apresentação do projeto na participação em eventos, ena elaboração de um artigo final, apresentando seus resultados. Ao longo dos encontros, foiaplicada uma pesquisa em que se buscou verificar se os objetivos propostos estão sendoatendidos; os participantes relatam que conseguiram ampliar seu vocabulário, que ahabilidade para reconhecer a intertextualidade foi ampliada e, principalmente, queconseguem fazer inferências com mais facilidade. Durante a pesquisa, os participantesforam indagados acerca do que motivou o interesse na atividade, ao que muitosresponderam que gostariam de ter momentos de leitura mediados pelo professor paramelhor compreender o conteúdo do texto literário, o que, como vimos, tem surtido esseefeito. Dentre as solicitações, os participantes sugeriram a leitura de poesia, e todosafirmaram interesse em continuar participando dos encontros no ano de 2019. Outro aspectodiz respeito à intenção de atingir um público-alvo que ainda não tenha a literatura comohábito, já que os alunos que responderam ao questionário pontuaram que já leem literatura.Posteriormente, ao final do projeto, essa pesquisa será retomada, confirmando, ou não, osresultados anteriormente obtidos, com vistas à elaboração de artigo.

Texto completo: PDF