Portal de Eventos do IFRS, Mostra Técnico-Científica 2018 - Campus Bento Gonçalves

Tamanho da fonte: 
A tecnologia no cotidiano de alunos de ensino médio em Bento Gonçalves
Amanda Calza

Última alteração: 04-02-2019

Resumo


Trata-se de um projeto de pesquisa realizado a partir do trabalho de metodologia científicano ensino médio. Nesse projeto buscou-se investigar como o uso de tecnologia interfere nocotidiano de alunos do E. M. da cidade de Bento Gonçalves. Como metodologia, iniciamoscom uma pesquisa bibliográfica que possibilitou a construção de uma fundamentaçãoteórica, subsídio para a ampla compreensão do tema. O passo seguinte foi a elaboração doquestionário, que foi aplicado a partir da divulgação em formulários eletrônicos, em quatroescolas de Bento Gonçalves. Sendo duas delas particulares, duas públicas (dadosconsiderados para análise). Por meio da análise de dados referentes a questionários,buscamos verificar se há algum padrão no uso da tecnologia, ou variáveis que influenciariamnesse padrão, tais como classe social, idade ou gênero. Observando, por fim, como atecnologia influencia no cotidiano dos alunos. E se essa interferência pode ser algo positivo,como nos casos em que favorece e estimula o aprendizado; ou algo negativo, quando seencaminha para estados de dependência dessas ferramentas tecnológicas. Usar atecnologia em prol do desenvolvimento do ensino do estudante o estimula a querer aprendercada vez mais. A adaptação e absorção de novas tecnologias, além de facilitar a obtençãode conhecimento, desenvolve a criatividade, e aumento da autoestima dos usuários,também permitindo que adquiram novos valores e modifiquem o comportamento,transformando as tarefas negativas e difíceis em algo positivo, fácil e dinâmico. A tecnologiatambém apresenta aspectos negativos, principalmente quando tratamos sobre distorção naveiculação de informações. Outro aspecto negativo no uso das TIC é a dependênciatecnológica. Esse termo está relacionado com o vício no uso dos aparelhos tecnológicosatuais, que pode se manifestar de diferentes maneiras, como, por exemplo, a pessoa queestá utilizando o dispositivo sentir que o mesmo a obriga a ficar conectada muitas horas pordia, diariamente. Os dados confirmaram que a maioria dos jovens acredita que a tecnologiaauxilia no aprendizado, principalmente quando trabalhada em contextos de aprendizado.Nesse ponto, verificou-se que os alunos de escolas particulares relatam uma presença maisfrequente de equipamentos tecnológicos com esse fim. Muitos também observaram que sesentem dependentes de algum modo, desses aparelhos, principalmente em relação aocelular (smartphone), o que por sua vez, é um ponto negativo, já que isso os acometemesmo em momentos de estudo. Nesse sentido afirmam que sabem que é um ponto dedistração e perda do foco, no entanto, no geral, destacam a importância da tecnologia e queseus benefícios compensam os possíveis problemas que podem gerar.

Texto completo: PDF