Portal de Eventos do IFRS, Mostra Técnico-Científica 2018 - Campus Bento Gonçalves

Tamanho da fonte: 
O esporte para além das “quatro linhas”...
Milena Roman Fiorin

Última alteração: 04-02-2019

Resumo


O ato de praticar algum esporte como o handebol e o futsal está presente no cotidiano de muitos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves. Em decorrência dessas atividades, várias equipes de competição foram promovidas neste ano corrente, por meio dessas duas modalidades esportivas, dentre elas: o handebol feminino, o futsal masculino e feminino. Sendo assim, o respectivo trabalho é fruto do desdobramento de um projeto de ensino desenvolvido na Instituição no ano de dois mil e dezoito: “Esportes coletivos na escola: o handebol e o futsal como possibilidades educacionais” que visa o acompanhamento educacional dos atletas de ambos os esportes em questão. O trabalho realizado tem como tema a análise do impacto da prática do esporte na vida acadêmica dos estudantes participantes do referido projeto. A ação de praticar algum esporte, muitas vezes, é atrelada como influenciador positivo, tanto na vida acadêmica, como na vida pessoal dos jovens e adolescentes. Diante do exposto, a pesquisa tem como o objetivo analisar o impacto da prática do handebol e do futsal na vida acadêmica dos estudantes do IFRS – Campus Bento Gonçalves participantes desse projeto de ensino. A relevância do presente estudo se materializa pela prática do esporte sempre ser vista como fator positivo para o estudante da Educação Básica. Para a coleta dos dados da pesquisa, utilizou-se um questionário semiestruturado, composto por seis questões, que foi aplicado para vinte por cento dos alunos participantes das práticas esportivas de handebol e futsal da instituição. Os sujeitos de pesquisa tem faixa etária entre quinze e dezoito anos. A partir das análises dos dados coletados, encontraram-se resultados positivos quanto ao impacto do esporte no cotidiano e vida acadêmica dos estudantes. Dentre os resultados ressaltam-se os seguinte: melhora no estado psicológico; é um fator de distração; alivia o estresse e controla a ansiedade; desenvolve as habilidades físicas e o condicionamento físico; aumenta a disposição. Na vida acadêmica, destacam-se os seguintes aspectos: Maior foco e atenção em sala de aula; interesse em manter uma boa postura na aula, pois para representar a instituição em eventos esportivos, o estudante precisa ter bom comportamento; o pensamento e o raciocínio são mais rápidos. Esses resultados apresentados reforçam a ideia de que a maioria dos alunos pesquisados demonstrou uma concordância referente ao esporte como um fator que interfere positivamente na vida acadêmica dos estudantes. Por fim, ressalta-se que o esporte, no contexto avaliado, contribui positivamente no desempenho escolar de estudantes que participam das atividades de handebol e futsal na instituição.

Texto completo: PDF