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Formação do sujeito leitor: a importância dos contos de fadas na infância
Robert Reiziger de Melo Rodrigues

Última alteração: 01-02-2019

Resumo


A literatura infantil, em suas manifestações orais e escritas, é fundamental para a formação do gosto pela leitura na infância. Ouvir histórias, contadas ou lidas, entrar em contato com os livros, manuseá-los, observar as ilustrações, leva a criança a desenvolver a imaginação, a elaborar as emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Dentre as histórias infantis, são os contos de fadas que, há séculos, encantam crianças de todo o mundo, independentemente do lugar em que nasceram ou de sua origem social. Os contos de fadas, por meio de uma linguagem simbólica, abordam os grandes dilemas existenciais humanos, como o bem, o mal e a morte, tornado-se imprescindíveis para a criança compreender melhor a si mesma e aos outros. Justifica-se o presente estudo pela contribuição que os contos de fadas podem promover no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. Nos últimos anos, a escola tem se preocupado com a formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade. Isso porque se vive em uma sociedade onde as trocas sociais acontecem a todo momento, seja por meio da leitura e da escrita, seja por meio de outras linguagens. E a literatura infantil, além de desenvolver a imaginação e a compreensão, pode desenvolver as habilidades de leitura e de escrita, atuando de maneira positiva no processo de aprendizagem da criança. Assim, a literatura infantil pode auxiliar na constituição de um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem, que sabe compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade. Sabe-se que existem dois fatores que contribuem para que a criança desperte o gosto pela leitura: a curiosidade e o exemplo. Nesta perspectiva, o objetivo principal deste estudo é investigar a experiência da criança da Educação Infantil com a literatura, enfocando a influência dos pais na construção do gosto pela leitura. A partir de questionários aplicados aos pais (pai e mãe) das crianças que frequentam o Centro de Convivência Infantil de Bento Gonçalves, buscar-se-á saber se eles vivenciaram, na sua infância, a experiência da literatura, o contato com histórias e livros. E se, agora, enquanto pais, estimulam esse gosto nos filhos, contando ou lendo histórias infantis, dentre elas os contos de fadas. A metodologia utilizada é o estudo de caso com coleta de dados a partir de questionários com questões fechadas e abertas, disponibilizado por meio impresso. Após a coleta de dados, será realizada a análise dos resultados, observando as respostas e, principalmente, o perfil dos pais e sua influência na formação do sujeito leitor. No atual momento, a pesquisa está em fase de aplicação de questionários e, portanto, não possui resultados ou conclusões prévias.

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