Portal de Eventos do IFRS, Mostra Técnico-Científica 2018 - Campus Bento Gonçalves

Tamanho da fonte: 
Inclusão escolar na visão de pais e responsáveis: aproximando olhares com a comunidade escolar
Dhesse Cavalheiro da Silveira

Última alteração: 01-02-2019

Resumo


Inclusão escolar é o ato de acolhimento de todo e qualquer ser humano, seja portador de algumadeficiência, ou não. É um assunto aparentemente comum na sociedade em geral, já que atualmente as leissobre a mesma vem sendo cada vez mais conhecidas. Na presente pesquisa aborda-se-á inclusão pelaótica educacional, mas de forma que se possa compreender como os pais vêem esse assunto, já que emaulas da graduação, formações continuadas e diversas atividades que envolvem profissionais da educação,este tema é geralmente abordado de forma que saibamos o que cada profissional pensa sobre o mesmo.Mas e os pais de alunos com necessidades educacionais específicas (NEE)? Qual a visão deles sobreinclusão? Qual o conhecimento deles sobre o tema? A ideia de realizar esta pesquisa surgiu a partir dessesquestionamentos, experiências e vivências adquiridas com o trabalho de monitoria em uma escola domunicípio de Bento Gonçalves, e também em visitas a uma associação de deficientes físicos (ADEF) domunicípio supracitado, em aulas particulares, bem como o contato direto com familiares de alunosportadores de NEE. A abordagem será qualitativa e o instrumento escolhido para coleta de dados serábaseado em entrevistas com a comunidade escolar, e com os pais de alunos que frequentam a ADEF,relatos de pais e responsáveis sobre o sentimento perante diversas situações de inclusão. A análise dedados obtidos será feita à partir dos relatos, das entrevistas e observações feitas no local de trabalho,e pormeio de vivências no projeto: Ações Afirmativas Para Pessoas Com Necessidades EducacionaisEspecíficas, a referida bolsa é vinculada ao NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas comNecessidades Educacionais Específicas). Objetiva-se levar a todos uma ótica diferente sobre inclusão ecomo ela poderia evoluir, já que pais e responsáveis de alunos com NEE podem ser de grande auxílio parao aperfeiçoamento da inclusão, bem como para que se obtenha conhecimento sobre o outro lado dainclusão, já que é de conhecimento comum diversos relatos, artigos e trabalhos que abordam, o lado dodocente sobre o tema, mas quando se trata de pais ou responsáveis a gama de informações é escassatornando a interação da comunidade escolar de certa forma rasa e com grande distanciamento entre aspartes interessadas. Portanto, torna-se essencial apresentar a visão dos pais e informar a comunidadeescolar sobre o quanto é necessário uma maior integração das partes envolvidas para um melhoratendimento dos alunos.

Texto completo: PDF