Portal de Eventos do IFRS, Mostra Técnico-Científica 2018 - Campus Bento Gonçalves

Tamanho da fonte: 
O Ensinar e Aprender Matemática no contexto do Ensino Médio Integrado: Práticas pedagógicas consideradas como bem-sucedidas
Leidi Simonini

Última alteração: 01-02-2019

Resumo


Este estudo objetiva identificar as práticas pedagógicas consideradas bem-sucedidas poruma professora de Matemática do Ensino Médio Integrado e compreender concepções deensino, de aprendizagem e de avaliação do componente curricular construídas por ela epelos estudantes. A Matemática, apesar de ser uma ciência que surgiu a partir dasnecessidades cotidianas de organização da sociedade, e de ter inúmeras aplicações emdiferentes áreas, ainda é uma disciplina considerada complexa, apontada, muitas vezes,como causa de insucesso escolar. Tal assunto foi pauta de inúmeras discussões durante ocurso de Especialização em Ensino de Matemática para a Educação Básica do IFRS-BG.Logo, escolheu-se como tema para pesquisa e escrita deste trabalho, o desenvolvimento doprocesso de ensino e de aprendizagem da Matemática, com foco em práticasbem-sucedidas, com o intuito de contribuir para qualificar o ensino de Matemática naEducação Básica, a partir do reconhecimento dessas práticas. Optou-se pela abordagemqualitativa, que permite diversidade de instrumentos utilizados na coleta de dados e certaflexibilidade durante todo o processo. Os dados foram coletados por meio de entrevistasemiestruturada com uma professora e três estudantes, além de observação de uma aula,sendo escolhida a análise de conteúdo como recurso metodológico para organização eestudo destes dados. A análise foi organizada em três categorias, através das quaisprocurou-se compreender o conceito de prática pedagógica bem-sucedida e qual osignificado deste termo para a professora e, ainda, como ela desenvolve estas práticas nocontexto do Ensino Médio Integrado. Buscou-se também, discutir o processo de ensino e deaprendizagem da Matemática no Ensino Médio, bem como o papel dos IFs na qualificaçãoda educação básica e do ensino de Matemática, retratando a dualidade histórica do EnsinoMédio e tangenciando a BNCC, sinalizando a época de incertezas que vive a educação. Aofinal do trabalho, identificam-se ações que compõem as práticas pedagógicas que a docenteconsidera como de sucesso, como a utilização de uma linguagem acessível, o incentivo àparticipação dos alunos, as práticas de mediação que favorecem um bom relacionamentocom a turma e a construção de sentido para os conteúdos estudados, contribuindo para odesenvolvimento do pensamento matemático pelo aluno. Os três alunos entrevistadosconsideram a professora como uma boa profissional, que mostra-se preocupada com aaprendizagem dos estudantes, estabelece uma relação de dialogicidade com a turma,explica com clareza e objetividade, demonstrando ter muito conhecimento na área.Observa-se também, que os estudantes valorizam a oportunidade de cursar o Ensino MédioIntegrado em uma instituição federal, onde o ensino é gratuito e, segundo os própriossujeitos da pesquisa, de boa qualidade.

Texto completo: PDF