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NEPGS nos diferentes campi do IFRS: Estrutura, funcionamento e envolvimento da comunidade acadêmica
Jéssica Sabrini Froes

Última alteração: 01-02-2019

Resumo


A reflexão sobre os estudos de gênero e sexualidade no ambiente escolar exigem acompreensão dos estudos e das políticas de gênero que trazem à tona muitas vezes ospensamentos arraigados a uma parte significativa da sociedade. A transformação da escolapara constituição de um ambiente promotor da igualdade de gênero perpassa por umanecessária mudança e resistências que necessitam ser construídas através do que opensador italiano Antonio Gramsci denominou de revolução no cotidiano. Para este autor,as mudanças na sociedade só se concretizam e consolidam quando atingem o pensamentode um maior número de pessoas e isso apenas acontece quando um grupo vence o que eledenomina de batalha das ideias. Essa luta, de acordo com Grasmsci se dá entre o que elechamou de intelectuais orgânicos, que são pessoas oriundas de um campo ou meio socialque passam a se apropriar de conhecimentos e, através deles, passam a liderar ummovimento de transformação passiva, lentamente incorporando-se a valores e concepçõesque passam a predominar. A formação desses intelectuais está a cargo da escola e éjustamente por isso que mostra-se tão importante as discussões e debates sobre gênero noambiente escolar, pois é somente nesse contexto que intelectuais orgânicos podem se fazerexpressivos e influentes. A pesquisa se fundamenta neste pressuposto teórico e buscarealizar o mapeamento institucional dos NEPGS - Núcleo de Estudos e Pesquisas emGênero e Sexualidade nos 17 campi do IFRS. Partindo da proposta institucional, a pesquisainvestiga a estrutura e o funcionamento de cada NEPGS. A criação NEPGS é uma políticainstitucional do IFRS. A cada ano, mais campi estão se estruturando e criando seusNEPGS. Em 2017, o Consup aprovou o regulamento institucional para os NEPGS. Cadacampus, no entanto, organiza-se de uma forma diferente e estabelece suas relações comsua comunidade acadêmica. Muitos membros da comunidade acadêmica do IFRS aindadesconhecem a estrutura e as ações dos NEPGS, bem como a importância de suaexistência. Assim, para que possamos aprimorar o desenvolvimento das ações dos NEPGSparece fundamental que conheçamos as experiências atuais, com suas dificuldades econquistas. A pesquisa tem por objetivo investigar o histórico, a estrutura e o funcionamentode cada NEPGS, mapear a organização dos NEPGS e suas relações com os servidorestécnico-administrativos, docentes e estudantes, além da reitoria e outros campi, identificaras ações realizadas pelos NEPGS e seu envolvimento com a comunidade interna e externae investigar a percepção da comunidade acadêmica sobre as ações do NEPGS. Ametodologia utiliza pesquisa bibliográfica e documental, além da elaboração e aplicação deentrevistas e questionários com coordenadores dos NEPGS, diretores, docentes, servidorese estudantes. A pesquisa está em andamento, em fase de coleta de dados.

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