Portal de Eventos do IFRS, Mostra Técnico-Científica 2018 - Campus Bento Gonçalves

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Planejamento e avaliação: ferramentas fundamentais no processo escolar
Carol Hirschmann

Última alteração: 01-02-2019

Resumo


O trabalho aborda o planejamento e a avaliação no âmbito escolar, evidenciando a sua importância, relevância e diferenciação que gera no trabalho pedagógico do docente. Há muitos questionamentos se realmente é importante o ato de planejar e avaliar, e como realizar esta ação. Planejar é o ato de antecipar, pensar, prever, organizar, coordenar e administrar as ideias, é um processo contínuo e dinâmico e precisa ser reflexivo e pensado para o aluno. É por meio do planejamento e avaliação que o educador tem a possibilidade de visualizar seus objetivos alcançados, através da prática e aplicação de seu planejamento. A avaliação é o ato de julgar, precisa ser reflexiva e não excludente. Ela é o resultado de um processo complexo de planejamento em que todos os aspectos, como conteúdo, metodologia e avaliação precisam estar interligados, juntos. É um processo que confronta permanentemente o resultado que se alcança com o processo educativo. Avaliar não é a última coisa a ser feita, pois é constante e precisa ser pensada desde o início do processo educativo. Abordar o tema planejamento e avaliação no contexto escolar torna-se relevante por facilitar a organização do trabalho docente, pois cria uma rotina de estudos, influencia diretamente na aprendizagem do educando e verifica se objetivos foram alcançados com mais precisão. Objetiva-se, dessa forma a reflexão sobre o ato de planejar e avaliar; demonstrar que o planejamento e avaliação inseridos nas práticas docentes melhoram o processo de aprendizagem em que o estudante está inserido, contribuindo para seu desenvolvimento como um sujeito crítico, reflexivo, capacitando-o a tornar-se autônomo. Em termos metodológicos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica durante a disciplina de Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar I, do curso de Licenciatura em Pedagogia do IFRS - Campus Bento Gonçalves. Foi possível concluir que apesar da importância do planejar e avaliar, e de diversas discussões que há neste contexto, ainda assim, muitos educadores não realizam esta prática ou realizam de forma superficial. É preciso, porém, continuar a discutir e refletir sobre a importância do planejamento e avaliação, pois são fundamentais na educação. É através deles que o docente consegue realizar um trabalho de forma organizada e contínua, consegue observar seus alunos, suas realizações, progressos e dificuldades encontradas durante o processo escolar. Por meio da avaliação que se consegue observar quais foram as conquistas, quais conhecimentos foram construídos, e como se pode aperfeiçoar a prática pedagógica docente. Com o trabalho de planejamento e avaliação em conjunto é possível observar a evolução dos estudantes, torná-los críticos, reflexivos e autônomos. Dessa forma, torna-se perceptível a motivação, o entusiasmo e os avanços realizados pelos educandos. Também torna o trabalho do educador mais significativo e prazeroso, fazendo-o refletir sobre sua prática. Ainda há muitos desafios no processo de planejamento e avaliação no âmbito escolar em que persiste uma metodologia tecnicista, mecânica, enrijecida, por meio de avaliações e práticas que dificultam o processo de aprendizagem do estudante e, em consequência, delimita a curiosidade e o trabalho docente. Por isso é preciso continuar a refletir.

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