Portal de Eventos do IFRS, Mostra Técnico-Científica 2018 - Campus Bento Gonçalves

Tamanho da fonte: 
Obmep na Escola: Metodologia de Resolução de Problemas
Tamires Bon Vieira

Última alteração: 01-02-2019

Resumo


No decorrer do projeto “OBMEP na Escola: uma preparação para as olimpíadas dematemática” foram explorados, com os alunos participantes, diversos conteúdos dematemática do ensino fundamental e ensino médio. Durante os encontros, são resolvidasquestões de provas das olimpíadas de matemática de anos anteriores e todos os alunostêm, com antecedência, acesso a todas as questões que seriam resolvidas, tendo assim, aoportunidade de pesquisarem e tentarem resolver as questões com certa autonomia. Emmuitos momentos os conteúdos abordados nas questões ainda não haviam sido estudadospelos alunos, principalmente os alunos que estudam em escolas de ensino fundamental daregião. Do mesmo modo, são abordados alguns conteúdos que, em geral, são desprezadospela grade curricular atual. Mesmo com esse déficit, a metodologia de ensino desenvolvidaatravés da resolução de problemas mostrou-se eficaz, pois possibilitou o ensino e aaprendizagem de conteúdos considerados difíceis e avançados para o nível acadêmico dosestudantes. Ao resolver essas questões, eram extraídas todas as informações disponíveisno problema e elaborados breves resumos dos conteúdos, seguido da resolução doproblema em questão. Este procedimento tornava possível, por parte dos alunos, aresolução de um problema semelhante, quando fosse necessário. Essas situaçõesoportunizam uma reflexão sobre como explorar a metodologia de ensino resolução deproblemas. O propósito deste trabalho é apresentar como funciona esta metodologia, se elaé realmente eficaz, quais os benefícios que esta prática pode oferecer aos alunos e quaissão os desafios, pelos quais, um professor de matemática deve enfrentar ao desenvolveressa metodologia. Ao resolver um problema é possível também introduzir o conteúdo aoqual este está relacionado, desconstruindo a visão comum de que primeiro deve serensinado o conteúdo, para posteriormente mostrar as aplicações do mesmo. O método deresolução de problemas pode ser uma boa alternativa para o ensino de conteúdos dematemática, ajudando os alunos a desenvolverem a capacidade de aprender a aprender,instigando e encorajando os mesmos a determinarem por si mesmos as respostasdesejadas. Através dessa busca, o aluno também aprende a elaborar estratégias, raciocinarcom lógica e investigar se suas estratégias foram validas, colaborando para odesenvolvimento do sistema cognitivo. Neste sentido, aprender matemática torna-sesignificante quando ela está relacionada a um problema real ou um problema fictício atrativoe diferenciado, mesmo que o nível de dificuldade do mesmo seja elevado, como no casodos problemas abordados em provas de olimpíadas de matemática nacionais einternacionais.

Texto completo: PDF