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ANÁLISE DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DA LICENCIATURA EM FÍSICA DO IFRS – CAMPUS BENTO CONÇALVES
Anderson Barbosa Cassinelli

Última alteração: 01-02-2019

Resumo


Apresenta-se neste trabalho uma análise documental, realizada a partir de trinta e seis trabalhos de conclusão de curso (TCC) produzidos no contexto do curso de Licenciatura em Física, elaborados pelos alunos concluintes deste curso, entre os anos de 2012 a 2017 no Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus Bento Gonçalves (IFRS/BG). Para além, fez-se uma breve pesquisa histórica do curso em questão, no sentido de se estabelecer uma delimitação para a pesquisa e, ao mesmo tempo, contextualizar o ambiente de produção dos TCC. Nessa perspectiva, o objetivo principal desta pesquisa foi a categorização dos referidos TCC, segundo a proposta metodológica de Análise de Conteúdo, que consiste em três procedimentos fundamentais, quais sejam: 1. definições iniciais da pesquisa, momento no qual foi definido como objeto analítico os TCC produzidos no curso de Licenciatura em Física do IFRS/BG; 2. construção do corpus da pesquisa, isto é, coleta e seleção do material a ser analisado (neste caso, documentos escritos disponibilizados em formato PDF ou na base de dados da biblioteca do campus ou nos arquivos da coordenação do curso); 3. análise e interpretação dos dados, que se refere ao processo de categorização dos TCC, no sentido de se identificar aspectos comuns e/ou diversos entre os textos analisado, bem como contextualizá-los ao ambiente de produção desses materiais, sobretudo, envolvendo as relações com as disciplinas e outras características do curso em questão. Após uma primeira leitura em todo corpus da pesquisa, identificou-se uma grande variedade de temas, com destaque para o maior quantitativo de trabalhos centrados na proposição de materiais didáticos para o Ensino de Física no Ensino Médio. Além deste enfoque para o TCC, encontra-se pesquisas de revisão da literatura, de análise documental e sobre a formação de professores (pesquisa em Ensino / Educação em Ciências). Especificamente sobre a categoria de Materiais didáticos, há subcategorias como: aplicados e não aplicados em condições reais de Ensino (isto é, desenvolvimento do material produzido em sala de aula), aulas teóricas, aulas práticas e aulas mistas (ou seja, maneiras como o conjunto de aulas que formam o todo da proposta didática foram pensadas para serem aplicadas em sala de aula), público alvo (infantil, fundamental, médio e Educação para Jovens e Adultos), conteúdos da Física (Astronomia, Termodinâmica, Física Moderna e Contemporânea, entre outros) e conteúdos Interdisciplinares (sobretudo envolvendo relações entre as disciplinas de Física e Biologia). Assim, conclui-se que, no universo dos 36 TCC analisados, há uma tendência na produção de materiais didáticos para o Ensino Médio, o que é bastante compreensível, uma vez que o principal objetivo do curso de Licenciatura em Física é formar professores nesta área para atuarem neste nível de ensino.

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