Portal de Eventos do IFRS, Mostra Técnico-Científica 2018 - Campus Bento Gonçalves

Tamanho da fonte: 
Oficinas de Matemática Básica para alunos do Ensino Médio/Técnico
Adrian Ruan Horn de Borba

Última alteração: 31-01-2019

Resumo


O projeto “Oficinas de Matemática Básica para alunos do Ensino Médio / Técnico”oferece aulas no contraturno para os estudantes de nível médio / técnico do Instituto Federalde Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus Bento Gonçalves. Asoficinas são ofertadas por bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) e licenciandosdo curso de Matemática da instituição. Foi elaborado uma pesquisa com todos osestudantes de nível médio / técnico da instituição e verificou-se que alguns conteúdosdeveriam ter sido aprendidos durante o ensino fundamental, como, por exemplo, operaçõescom frações. Como consequência desta defasagem, os alunos apresentam dificuldades deaprendizagem em conteúdos do ensino médio, não só em matemática, como de áreas quedependem desses conteúdos não aprendidos. O objetivo do projeto, portanto, é tentar supriressas dificuldades encontradas nos estudantes da instituição em relação a conteúdosbásicos do ensino fundamental e, com isso, produzir conhecimento matemático satisfatório esignificativo. Para os bolsistas ministrantes das oficinas, objetiva-se que adquiramexperiências e práticas em sala, contribuindo com sua formação docente, em consonânciacom um dos objetivos dos institutos federais. Os alunos participantes das oficinasinscreveram-se nas oficinas de forma compulsória, tendo sido questionados anteriormentesobre seu interesse na participação de aulas matemáticas em contraturno para conteúdosdo ensino fundamental (operações básicas, conjuntos, frações...). As oficinas são ofertadasem três horários diferentes, de forma a atingir todos os alunos do ensino médio/técnico. Asaulas do projeto são semanais e ocorrem de maneira lúdica, havendo atividades com jogos,de raciocínio e de aplicabilidade do conteúdo, além de adquirir mais conhecimento paraseus estudos. Foi elaborado até então uma avaliação para os alunos do projeto e emcomparação a avaliação inicial feita antes do ingresso no projeto observa-se uma notávelevolução nos conhecimentos da Matemática básica, e espera-se um desenvolvimentomelhor nos conteúdos matemáticos do ensino médio devido o maior conhecimentomatemático dos estudantes. Pesquisas futuras serão feitas com os estudantes da instituiçãopara comparar o desenvolvimento e conhecimento dos conteúdos do ensino fundamental etambém espera-se continuar o projeto por mais anos para que seja possível suprir aindamais conteúdos e agregar em mais conhecimentos matemáticos para os estudantes doensino médio / técnico da instituição de forma que os estudantes que são inseridos nainstituição comecem desde o início até o final de sua formação no ensino médio com umaaprendizagem matemática ainda mais elevada e suficiente para sua vida acadêmica eprofissional.

Texto completo: PDF