Portal de Eventos do IFRS, 10ª Mostra Técnica do Campus Feliz

Tamanho da fonte: 
A permanência e êxito na EJA-EPT no IFRS: a integralidade dos sujeitos pela perspectiva de uma estudante de licenciatura
Maria Julia Hunning Ehlert, Gabriel Gomes de Oliveira, Aline Silva de Bona

Última alteração: 01-11-2022

Resumo


O projeto institucional para implementação de cursos EJA-EPT no IFRS traz o estudante para o centro do processo, oportunizando a integralização do ensino para sujeitos que historicamente viveram à margem da sociedade. Para promover a permanência e o êxito dos estudantes atingidos pelos cursos ofertados, o projeto conta com uma equipe formada por uma docente, uma estudante de licenciatura e um estudante do ensino médio integrado pertencentes à instituição, composição corroborada pela intencionalidade do olhar para com os sujeitos da EJA-EPT visto que a bagagem cultural e acadêmica dos três membros da equipe é diferente. Assim, o objetivo desta proposta é apresentar um relato de experiência da atuação da licencianda na equipe de permanência e êxito do projeto institucional considerando a análise do perfil e a construção de indicadores de permanência e êxito para os estudantes dos cursos EJA-EPT ofertados pelo IFRS. A metodologia compreende uma revisão teórica sobre o perfil discente da EJA, seguida da construção fundamentada teoricamente de um questionário, culminando na tabulação e análise descritiva dos dados coletados. Durante a construção do questionário e tabulação dos dados, foi possível identificar que fatores como conectividade, moradia, proposição metodológica dos docentes e heterogeneidade de idades e classes sociais são características decisivas para a permanência e o êxito dos estudantes. Assim destaca-se a importância de conhecer a integralidade dos sujeitos, que no foco da pesquisa são da EJA-EPT no IFRS, mas que se expande para todo o aluno que passar pela trajetória profissional da licencianda, que será uma docente atuante na educação básica com a experiência de um estudo que reconhece que um estudante não se resume a um indivíduo dentro da sala da aula, permitindo uma atenção para trajetórias únicas e que merecem um olhar sensível para que permaneçam na escola e tenham uma formação completa e de qualidade.

Palavras-chave


Perfil do estudante; EJA-EPT no IFRS; Permanência e êxito.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.