Portal de Eventos do IFRS, 10ª Mostra Técnica do Campus Feliz

Tamanho da fonte: 
Animais Marinhos: A Curiosidade que vem do Fundo do Mar
Gabriela Gregoletto

Última alteração: 03-11-2022

Resumo


Este projeto tem como tema animais marinhos: a curiosidade que vem do fundo do mar. O projeto foi baseado nas dúvidas que as crianças do pré 2B, da Escola Infantil Companhia do Carinho, localizada em Caxias do Sul, tinham sobre alguns animais marinhos.

As dúvidas foram trazidas naturalmente para dentro da sala de aula, perguntas recheadas de curiosidade sobre polvos, baleais, peixes, estrela do mar e, até mesmo, sobre os cavalos marinhos. Desta forma, o problema do projeto é sobre como os animais marinhos se alimentam, quais as suas principais características e curiosidades.

No que tange a metodologia, baseada nessas questões em aberto, foi realizado um sorteio, onde cada crianças realizou uma pesquisa bibliográfica sobre alguns animais marinhos sorteados. Após o sorteio, dividimos as apresentações dos animais e em que cada dia era apresentado um, envolvendo também as famílias, pois auxiliavam na pesquisa e na confecção de cada animal utilizando embalagens recicláveis.

Ao final de cada apresentação, havia um vídeo sobre as principais curiosidades, fazendo com que as crianças ampliassem o conhecimento já adquirido pela sua própria pesquisa.

Depois de realizarmos todas as apresentações dos animais marinhos e compreender suas principais curiosidades e características, conversamos como poderíamos melhorar a vida no fundo do mar, onde as crianças debateram sobre o cuidado ao meio ambiente.

O projeto, além de ampliar os conhecimentos prévios ou até desconhecidos das crianças, trouxe a reflexão sobre não atirarmos lixo no mar e sempre fazer a nossa parte, para que os animais possam viver bem e felizes. Atingindo o objetivo geral do projeto em conscientizar as crianças sobre os cuidados que devemos ter com os animais marinhos.


Palavras-chave


: Animais marinhos; pesquisa bibliográfica; conscientização

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.