Portal de Eventos do IFRS, 10ª Mostra Técnica do Campus Feliz

Tamanho da fonte: 
O poder da influência emocional dos videogames
David Santiago Bentancur, Marcos José Marcon, Pedro Lucas de Carvalho Lima

Última alteração: 04-11-2022

Resumo


Nos dias contemporâneos, a rotina diária da população está cada vez mais exigente, assim, um período diário ou semanal de lazer, se tornou prioridade. Entre tais entretenimentos, se encontram os jogos de videogame, considerados por muitos, uma ótima fuga da realidade. De acordo com um relatório da Newzoo, a ascensão dos dispositivos móveis e das conexões rápidas à Internet levou ao crescimento do número de aplicativos de jogos; sendo eles, incentivadores para que os jogadores explorem suas emoções e aprendam mais sobre si mesmos, fazendo-os enfrentar desafios que os fazem sentir emoções intensas; afirma um artigo da Faculdade Metodista Granbery. Tal prática, também pode ajudar na compreensão dos sentimentos alheios, melhorando as interações sociais e familiares dos jogadores. O projeto Hope é um jogo desenvolvido com o intuito de conectar as pessoas com seu próprio emocional, ensinando-as a lidar com frustrações cotidianas, se beneficiando com os erros cometidos e os utilizando como aprendizagem e motivação. O objetivo do Hope é introduzir mais confiança em seus usuários e ajudá-los a se tornarem pessoas melhores, com possivelmente, uma melhor visão de futuro; já que os jogos atuam não só na parte emocional, mas também nas habilidades cognitivas do indivíduo, tanto em relação a estratégia quanto a velocidade de reação perante a visão espacial. Até o momento, aproximadamente 130 downloads foram realizados, com a majoritária desses jogadores retribuindo um feedback positivo sobre os objetivos iniciais, assim, concluindo que o Hope traz esperança para uma qualidade de vida melhor nesses momentos de lazer, e futuramente, com os planos de crescimento do projeto, alcançará ainda mais pessoas e jogadores.

Palavras-chave


Videogame, aprendizagem, erros;

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.