Portal de Eventos do IFRS, 10ª Mostra Técnica do Campus Feliz

Tamanho da fonte: 
IFRS Campus Feliz nas Feiras Pedagógicas: letramento científico, inclusão e ludicidade
Marina Veronezi Pegoraro, Suelles Soares dos Santos, Dayana Queiroz de Camargo, Andrea Jessica Borges Monzón, Janete Werle de Camargo Liberatori

Última alteração: 01-11-2022

Resumo


Uma feira pedagógica oportuniza o contato direto com a comunidade escolar, permitindovivenciar diferentes atividades experimentais para intervir no seu contexto cultural, social eambiental, ou seja, no meio em que vive. É importante para os acadêmicos dos cursos deLicenciaturas em Química e Letras - Português e Inglês do IFRS - Campus Feliz participar deatividades pedagógicas em espaços formais e não-formais. O objetivo principal do projeto deextensão “IFRS Campus Feliz nas Feiras Pedagógicas” foi proporcionar a complementação daformação científica dos alunos de escolas da região do Vale do Caí desde a educação infantilaté o Ensino Médio, bem como fomentar o letramento científico dos acadêmicos dos cursos delicenciaturas, por meio da participação em feiras pedagógicas promovidas pelas Secretarias deEducação e/ou escolas dos municípios envolvidos. Para tanto, em tais feiras e mostras, osintegrantes do projeto aplicaram atividades lúdico-pedagógicas realizando experimentos einterações de Química, Física, Línguas e Educação Inclusiva. Observa-se que os alunos quevivenciam a metodologia da investigação e da experimentação não se contentam mais comaulas meramente teórico-expositivas. A participação nas feiras pedagógicas foi importante nacomplementação da formação científica dos alunos, tanto daqueles que estavam participandocomo visitantes, como dos acadêmicos das Licenciaturas em Química e Letras, pois forammomentos de interação e compartilhamento de conhecimentos, fazendo com que houvessereflexão sobre conteúdos e temas transversais e formas de abordá-los de maneira clara,facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Essa integração aproximou do IFRS-CampusFeliz a comunidade do Vale do Caí. Além disso, a prática da experimentação lançou desafios einstigou a curiosidade daqueles que dela participaram, proporcionando o desenvolvimento dacriatividade e do espírito científico, além de mostrar que cada um tem um pouco deresponsabilidade com relação ao aprendizado nas escolas e como isso reflete na sociedadecomo um todo.

Palavras-chave


feiras pedagógicas; formação científica; aprendizagem.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.