Portal de Eventos do IFRS, 10ª Mostra Técnica do Campus Feliz

Tamanho da fonte: 
A evasão feminina na Tecnologia: como gênero marca a trajetória de meninas na área
Sabrina Hahn Melo, Maria Betina Gehlen Bueno, Vanessa Petró

Última alteração: 02-12-2022

Resumo


A área de tecnologia é marcada por desigualdades de gênero, o que pode ser evidenciado pela reduzida presença de mulheres. Essa pesquisa contribui para os estudos na área analisando a evasão de meninas em cursos de tecnologia. O objetivo da pesquisa é  compreender como se constituem as trajetórias escolares de meninas que evadiram de cursos da área de informática. Baseia-se na hipótese de que a questão de gênero influencia na evasão feminina em cursos desse segmento, pela falta de representatividade, estereótipos de gênero e/ou possibilidade de discriminação. A pesquisa é de abordagem quanti-qualitativa, constituindo um estudo de caso do IFRS/Campus Feliz. Foram coletados dados na plataforma Nilo Peçanha, considerando as variáveis “classificação racial”, “renda familiar” e gênero. Paralelamente, foi feita revisão bibliográfica sobre o tema nos periódicos da Capes, além dos artigos publicados no Women in Technology Information, entre 2016 e 2021, coletando dados sob a perspectiva da representatividade feminina na área. A análise feita até o momento permite afirmar que a presença feminina é reduzida e diminui mais no decorrer do curso. A revisão bibliográfica aponta para desigualdade de gênero nos cursos, sem focar nas motivações da evasão, o que pode negligenciar as possíveis razões relacionadas à gênero ligadas à evasão feminina. Quando os motivos para o fenômeno entram em pauta, pouco é discutido acerca dos fatores sociais envolvidos, limitando as causas a aspectos econômicos e escolares. Dentre os dados coletados, nota-se o aumento nas discussões sobre representatividade e há inúmeros artigos de relato de experiências centradas na divulgação da área entre meninas, sendo caracterizada como pilar importante da luta por igualdade de gênero dentro da tecnologia. O próximo passo da pesquisa é a realização de entrevistas com meninas que evadiram desses cursos, a fim de identificar como a questão de gênero marca suas trajetórias na informática.

Palavras-chave


Gênero; Evasão; Tecnologia.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.