Portal de Eventos do IFRS, 10ª Mostra Técnica do Campus Feliz

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Inclusão, apoio pedagógico e formação docente: a colaboratividade como metodologia no Programa de Ensino CAIC
Bárbara Brito Sponga, Diolinda Franciele Winterhalter, Andrea Borges Monzón

Última alteração: 31-10-2022

Resumo


A educação inclusiva, especialmente para estudantes com deficiências, transtornos e dificuldades de aprendizagem, sempre foi uma demanda no IFRS-Campus Feliz, entretanto após o ensino remoto se agravou. Em 2022, o Programa de Ensino CAIC - Capacitação, Acessibilidade e Inclusão em Colaboratividade, propôs dois projetos: o PPL - práticas pedagógicas de letramentos e o PPI - práticas pedagógicas de inclusão e recebeu a indicação de cerca de 40 estudantes para atendimento, que manifestaram dificuldades de aprendizagem. O objetivo foi oferecer apoio pedagógico aos/às alunos/as indicados/as pelo corpo docente ou que viessem a procurar tal apoio. As ações ocorreram de forma colaborativa entre os membros da equipe do programa, do NAPNE e demais parceiros, inclusive a bolsista do CAIC, que é licencianda em Letras. A capacitação da equipe ocorreu com estudos e discussões teóricas sobre Educação Inclusiva, a fim de ampliar a formação da equipe, assim como fundamentar a execução das monitorias com os estudantes. Após uma sondagem inicial da equipe do NAPNE, a comunicação entre bolsista e estudante ocorria no WhatsApp. No grupo criado eram acompanhadas, semanalmente, as demandas do/a estudante e agendados os atendimentos presenciais individuais para apoio pedagógico inclusivo. Devido ao aumento da procura por atendimentos no CAIC, constatou-se que havia diversas demandas comuns relacionadas aos conteúdos e às áreas de maior dificuldade de aprendizagem. Dessa forma, criou-se as Oficinas de Letramento(s), nas quais foi possível atender um grupo de alunos por vez, trabalhando os conhecimentos prévios ao Ensino Médio, os quais se demonstravam defasados, assim como dicas de planejamento e organização com os estudos. Tais oficinas possibilitaram o planejamento pedagógico inclusivo e colaborativo entre a equipe CAIC, do NAPNE, docentes voluntários/as e licenciandas colaboradoras. Conclui-se que a elaboração e aplicação de estratégias pedagógicas inclusivas e colaborativas propiciam o acolhimento e a permanência de estudantes.


Palavras-chave


educação inclusiva; colaboratividade; formação docente.

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