Portal de Eventos do IFRS, 10ª Mostra Técnica do Campus Feliz

Tamanho da fonte: 
A formAção de alunos-leitores no IFRS, campus Feliz: um olhar sobre nossas práticas de mediação
Natália Branchi, Izandra Alves, Edcleberton Modesto

Última alteração: 02-12-2022

Resumo


São muitas as ações, promovidas por servidores do IFRS - campus Feliz, através de projetos de ensino, pesquisa e extensão que colocam os livros, as leituras e os leitores, constantemente, no centro do debate. Da mesma forma, os professores da área das linguagens trabalham, constantemente, a leitura do texto literário em suas aulas. Por levar em consideração essas práticas, o projeto de pesquisa A formAção de alunos-leitores no IFRS, campus Feliz: um olhar sobre nossas práticas de mediação pretende investigar, através de questionário semiestruturado, junto aos alunos concluintes do Ensino Médio Técnico (4º anos) e do curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês (7º e 8º semestres), do IFRS, campus Feliz, como perceberam o movimento da leitura e dos livros em sua formação leitora, durante todo o tempo em que estiveram na instituição e se, de alguma maneira, as atividades das quais participaram influenciaram em seus gostos/escolhas/vontades para a leitura. Como aporte teórico, nos valemos, principalmente, dos estudos de Rildo Cosson, Jorge Larrosa, Michèle Petit, Annie Rouxel acerca da formação de leitores, da escolarização da literatura e do letramento literário. Como resultados parciais da pesquisa, nota-se que, aproximadamente, 65% dos estudantes são leitores. Acerca da mediação promovida por professores, os entrevistados apontam que eles contam histórias e realizam seminários e debates avaliativos - o que lhes agrada. Quanto às ações de leitura promovidas por projetos, aproximadamente 74% dos estudantes afirmou não participar de tais atividades. A partir da presente pesquisa, conjectura-se que será possível avaliar nosso papel enquanto professores formadores de leitores e, também, de professores leitores. Assim, o IFRS - campus Feliz, por  ser uma instituição pública e abrigar um curso de Licenciatura em Letras, poderá contribuir positivamente com a formação leitora de seus estudantes e seus futuros professores, atendendo às tão necessárias demandas de sua comunidade nesta área.



Palavras-chave


Leitura; Mediação de Leitura; Formação-leitora

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.