Última alteração: 06-11-2022
Resumo
O processo pedagógico de aprendizagem depende tanto dos estímulos apresentados aos alunos, quanto dos objetivos traçados pelo professor, acrescidos à avaliação que garanta um retorno sobre o que foi aprendido. Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência exitosa usada para planejar uma avaliação baseada em projetos. Foi proposto pelo professor que, no lugar de uma prova tradicional, houvesse o desenvolvimento do projeto de um motor térmico. A metodologia utilizada foi adaptada a partir da disciplina AP50 de Harvard em que há quatro instrumentos avaliativos: caderno de design de projetos do engenheiro, profissionalismo, apresentação do protótipo e escrita de um artigo final sobre o desenvolvimento do projeto. Ao final do projeto foi realizada uma pesquisa qualitativa com nós alunos e foi constatado que a maioria concordou que a metodologia do desenvolvimento do motor térmico foi mais efetiva para a aprendizagem que a realização de provas tradicionais. Nós nos envolvemos ativamente tanto na construção do protótipo quanto no desenvolvimento teórico do caderno de design e do artigo. Sugerimos que não apenas as próximas avaliações da disciplina fossem nesse modelo, mas também que outros professores a utilizassem. Nessa atividade, portanto, fomos ativos no ensino-aprendizagem e, segundo a maioria de nós, houve um ganho na aquisição do conhecimento.
Palavras-chave: Metodologia ativa; Aprendizagem por projeto; Física térmica.