Portal de Eventos do IFRS, 10ª Mostra Técnica do Campus Feliz

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE ESTRATÉGICA DE GESTÃO DAS ESCOLAS DO CAMPO DA REDE MUNICIPAL DE IVOTI – RS
Monique Cassie Klein, Camila Wagner Reichert, Carine Schnorrenberger, Daiane Cristina Griebeler, Simone Zandona, Andréia Veridiana Antich, Cristina Ceribola Crespam

Última alteração: 01-11-2022

Resumo


Este trabalho apresenta a pesquisa realizada sobre a elaboração de um Plano Estratégico de Gestão das Escolas do Campo pertencente à rede municipal de ensino de Ivoti/RS. Essas escolas são constituídas por três espaços distintos nas localidades de Picada Feijão, Picada 48 Alta e Nova Vila, cada uma delas atendendo um nível de ensino diferente. Partindo do pressuposto da importância da participação de todos os sujeitos curriculares neste processo, o estudo visou buscar estratégias que possibilitem a construção da proposta pedagógica e seus objetivos para cada disciplina do turno integral dessas escolas. Foi utilizada a Matriz SWOT como ferramenta de análise dos dados levantados através de entrevistas com os docentes e do Projeto Político Pedagógico - PPP das escolas. Dessa forma, ocorreu a elaboração do Plano Estratégico de Gestão, observando-se os pontos fortes e as fragilidades do ambiente interno, assim como as oportunidades e as ameaças do ambiente externo, a fim de sanar a dificuldade detectada. A partir disso, constatou-se que vários profissionais que atuam nestas disciplinas não são da realidade do campo, tornando-se necessário a elaboração de um documento orientador que vise atender, com clareza, as demandas de aprendizagem dos estudantes e que oriente o trabalho docente. Esse processo poderá ser construído mediante a definição de um cronograma de reuniões pedagógicas para o estudo a partir da realidade das Escolas do Campo, bem como encontros sistemáticos da equipe gestora para definição das etapas a serem construídas e acompanhamento do trabalho pedagógico. Entende-se que, diante dessa construção coletiva, possibilita-se a apropriação por parte do corpo docente da proposta pedagógica, partindo do pressuposto das necessidades da realidade local. Assim, com a elaboração do Plano Estratégico de Gestão, compreendeu-se a viabilidade da construção coletiva de um documento orientador que delimite os objetivos de cada disciplina do turno integral.



Palavras-chave


Escola do campo; gestão escolar; planejamento estratégico.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.