Portal de Eventos do IFRS, 10ª Mostra Técnica do Campus Feliz

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Plano estratégico de gestão escolar e o fortalecimento da parceria entre famílias e escola
Tairine Luana Schmidt, Priscila Weschenfelder, Sharlene Gonçalves da Luz, Rosane Beatriz Weinfortner, Andréia Veridiana Antich, Cristina Ceribola Crespam

Última alteração: 01-11-2022

Resumo


Plano estratégico de gestão escolar e o fortalecimento da parceria entre famílias e escola

Tairine Schmidt; Priscila Weschenfelder²; Sharlene da Luz³; Rosane Weinfortner

Pós-Graduação/Gestão Escolar

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) — Campus Feliz. Feliz, RS, Brasil.

 

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Essa pesquisa buscou desenvolver um estudo para elaborar um Plano Estratégico de Gestão em uma escola de Educação Infantil, situada na Região do Vale do Rio Caí, o qual teve como intuito fazer um levantamento do ambiente interno e externo, compreendendo os pontos favoráveis e desfavoráveis em relação à parceria dos pais junto à instituição de ensino. Dessa forma, o principal objetivo é intensificar o fortalecimento da parceria das famílias no processo de desenvolvimento educacional das crianças. Para estruturação do Plano Estratégico de Gestão, os principais instrumentos para o levantamento de dados foram: o Projeto Político Pedagógico - PPP da instituição, os dados do IBGE e as entrevistas com as docentes da escola. Como ferramenta de análise dos dados levantados foi utilizada a Matriz SWOT. A partir da análise, buscaram-se estratégias para fortalecer a parceria entre a família e a escola, pois através das pesquisas e entrevistas realizadas, constatou-se um déficit nessa interação e participação coletiva. Então, mediante o Plano Estratégico de Gestão, sugere-se a criação de oficinas culturais no contraturno escolar. As oficinas sugeridas poderão ser compostas de: horta, contação de histórias e resgate de brinquedos e brincadeiras antigas. Considera-se assim, que perante a realização progressiva de tais propostas, ocorra a possibilidade de maior envolvimento das famílias nas atividades, promovendo e intensificando a interação entre a família e a escola. Como resultado desse estudo, entende-se que é de extrema importância manter o vínculo aproximado entre a família e a escola para trabalhar de forma colaborativa o processo educativo para o desenvolvimento integral das crianças.


Palavras-chave


Plano Estratégico de Gestão; Educação Infantil; relação família e escola.

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