Tamanho da fonte:
Meninas High-Tech: em busca da equidade de gênero
Última alteração: 01-11-2022
Resumo
A área de Tecnologia é marcada por desigualdades de gênero e pela reduzida presença de mulheres, o que ocorre por causa dos estereótipos de gênero, da falta de representatividade feminina e por formas de discriminação naturalizadas. O projeto, que nasceu em 2020, dentro da sala de aula de uma turma de ensino médio do IFRS-Campus Feliz, tem como tema o combate à desigualdade e à discriminação de gênero na área de Tecnologia. O seu principal objetivo é promover reflexões e ações sobre a participação feminina em nossa sociedade, sobretudo na Ciência e Tecnologia, buscando incentivar a atuação de meninas nessas áreas e contribuir para desconstruir estereótipos e discriminações de gênero. O projeto atua através de suas redes sociais e de modo presencial, por meio de oficinas e intervenções. As ações do projeto são para a comunidade interna e externa da instituição e, entre as ações realizadas neste ano, estão a criação de um grupo no WhatsApp com as alunas dos cursos de Tecnologia do IFRS-Campus Feliz, cujo objetivo é divulgar oportunidades na área da Tecnologia e aproximar as alunas dos cursos; produção de conteúdo para o Instagram; lives sobre mulheres na Ciência; desenvolvimento de oficinas para docentes da Educação Básica, turmas de diferentes cursos do IFRS e escolas da região. O projeto continua se desenvolvendo e pensando em novas alternativas para dialogar com a comunidade. Notamos a importância do espaço que o projeto proporciona para meninas que atuam ou pensam em atuar nas áreas de Ciência e Tecnologia: para decidir atuar em um âmbito ainda marcado pela desigualdade de gênero, é fundamental encontrar apoio e incentivo. Além disso, mobilizar a comunidade para que ela reflita e problematize seu papel na perpetuação de estereótipos e violências de gênero, é essencial para agirmos de forma responsável no combate às discriminações de gênero.
Palavras-chave
gênero; desigualdade; tecnologia.
É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.