Última alteração: 24-10-2022
Resumo
Resumo: O projeto sobre a Interação do Anime Pokémon na aprendizagem em Ciências foi influenciado pelo interesse dos estudantes no game Pokémon Go durante o intervalo. A relevância do tema inspirou a pesquisa, evidenciando que podemos utilizar o anime como ferramenta de ensino durante as aulas de Ciências. A metodologia desenvolvida foi à pesquisa bibliográfica, utilizamos o Laboratório de Informática e aparelhos de celular dos estudantes. Acessamos sites confiáveis da Internet, bem como livros da biblioteca. Com a análise do material coletado, elaboramos, com o uso de Aplicativos e do Google Apps, a pesquisa impressa, a edição de vídeos, apresentações de slides comparativos entre o Pokémon e seres vivos. Foi evidenciada, pesquisa sobre a classificação taxonômica e evolução dos seres vivos. Utilizamos caderno de campo para as anotações necessárias. Durante a realização do estudo, baseado nos dados coletados, nas atividades propostas e nos relatos dos estudantes, percebeu que a interação entre animes gera uma aprendizagem significativa e que a mesma se relaciona com os conhecimentos prévios dos alunos, em uma situação pedagógica de aprendizagem. Nesse processo, o aluno amplia e atualiza a informação anterior, atribuindo novos significados a seus conhecimentos; ampliando assim a capacidade cognitiva. Ao permitir a construção da metodologia científica, comprovamos que o Anime Pokémon possui potencial como recurso didático para atividades em sala de aula, como em Feiras de Iniciação Científica, possibilitando sempre uma fonte de estudo para as futuras gerações.